Fora de sítio [JOSÉ PEDRO CROFT]
rioecultura : EXPO Fora de sítio [JOSÉ PEDRO CROFT] : Paço Imperial
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Abertura: 1 de abril de 2015
Encerramento: 7 de junho de 2015
rioecultura EXPO Fora de sítio [JOSÉ PEDRO CROFT]
S Título 2012 Guache, esmalte, acrilico e tinta sobre papel 274x150,5 cm

rioecultura EXPO Fora de sítio [JOSÉ PEDRO CROFT]
S Título 2012 Guache, esmalte, acrilico e tinta sobre papel 274x150,5 cm

São obras de grandes dimensões: esculturas, gravuras e desenhos. A mostra remete para os deslocamentos, desencaixes e descontextualização da obra de arte. As peças, aliás, foram realizadas no Rio de Janeiro no início do ano, quando Croft, também a convite da galeria Mul.ti.plo, trabalhou por 10 dias em um grande ateliê em São Cristóvão produzindo as esculturas e os múltiplos exclusivos.

rioecultura EXPO Fora de sítio [JOSÉ PEDRO CROFT]
Triptico S Título 2010 Água tinta, maneira negra, ponta seca 140x243 cm

rioecultura EXPO Fora de sítio [JOSÉ PEDRO CROFT]
Díptico S Título 2010 Água tinta, maneira negra, ponta seca 150x110 cm

rioecultura EXPO Fora de sítio [JOSÉ PEDRO CROFT]
Díptico S Título 2010 Água tinta, maneira negra, ponta seca 110x150 cm

José Pedro Croft possui duas exposições simultâneas na cidade: no Paço Imperial e na galaria Mul.ti.plo Espaço Arte e com a mostra EM OUTRO LUGAR.

UM POUCO SOBRE JOSÉ PEDRO CROFT
Nasceu em 1957 no Porto e, atualmente, José Pedro Croft é um dos artistas em maior evidência na Europa: seu trabalho derruba as fronteiras entre suportes, não se encaixa nas tradicionais classificações de estilo e desafia qualquer rótulo. Nascido no Porto em 1957, e hoje residente em Lisboa, nos anos 1980 Croft trabalhou com escultura em pedra, explorando relevos e modelações. A partir daí, tem em seu trabalho uma referência especial à arquitetura, principalmente no que diz respeito à organização do espaço e ao conceito de construção e desconstrução, utilizando resíduos industriais.

Nos anos 1990, incorpora à sua obra peças cotidianas como mesas e cadeiras, criando volumes ordenados e desafiando a estabilidade do objeto. A introdução de espelhos e de fragmentos de objetos foi o passo seguinte para criar uma nova espacialidade na obra de arte. Sua última mostra, em Lisboa, intitulada Objetos imediatos, foi considerada a melhor de 2014 em Portugal: 93 obras entre gravura, desenho e escultura, em dois locais (Fundação Carmona e Costa e a Cordoaria Nacional).
Local:
Paço Imperial
Praça XV de Novembro, 48
Centro
(21) 2533-4491

Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 12h às 18h

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.