A mãe contempla o mar [Cristina Salgado]
rioecultura : EXPO A mãe contempla o mar [Cristina Salgado] : Laura Marsiaj Arte Contemporânea
COMPARTILHE
Abertura: 19 de março de 2014
Encerramento: 23 de abril de 2014
A exposição “A mãe contempla o mar“, de Cristina Salgado, no espaço anexo da galeria Laura Marsiaj, se compõe de objetos realizados entre 1999 e 2002 e desenhos inéditos produzidos entre 2001 e 2012. Mesmo sendo de séries com nomes e datas diferentes, são trabalhos surgidos a partir de uma mesma técnica, a modelagem em papel maché, e um mesmo inventário simbólico, com suas superfícies rosadas, que imitam a pele clara com algum realismo. Mas é importante mencionar que, ainda que estejam presentes alguns elementos realistas – além da "pele", sapatos e dedos com longas unhas vermelhas – essas obras se referem ao corpo psíquico, ou ao corpo traumático, o que talvez se possa dizer de todos os trabalhos da artista que se relacionam ao corpo humano.

rioecultura EXPO A mãe contempla o mar [Cristina Salgado]

A presença de uma dimensão feminina na obra da artista é uma questão importante, ainda que não seja a única, nem excludente de outras possibilidades de produção de sentidos. Todas as obras, com exceção do Homem bebê (série Instantâneos), estariam relacionadas ao gênero feminino de modo um tanto enfático pela presença dos scarpins ou pelas unhas vermelhas.

Há dois desenhos mais recentes, de 2012, que retomam essas formas, agora com mais representação de volume, mas volumes moles, pesando sobre cadeiras. Em cada um deles está presente uma pequena paisagem marinha. Em um desenho de 2003, o único com uma figura humana mais convencional, também sentada em uma cadeira, está a mesma paisagem marinha.

rioecultura EXPO A mãe contempla o mar [Cristina Salgado]

Nessas imagens, é como se a contemplação de uma representação do mar envolvesse uma introspecção – um olhar para um horizonte interno. Esses desenhos têm o título de La mer.

Esse entrelaçamento de formas orgânicas, maternais e paisagens marinhas são, de certa forma, junto com a homofonia das palavras mãe e mar em francês, o motivo do título em português: A mãe contempla o mar. "La mère regarde la mer" funciona como uma circularidade – trabalhos antigos e recentes que volteiam por um mesmo território de vocabulário simbólico e formal.

rioecultura EXPO A mãe contempla o mar [Cristina Salgado]
Local:
Laura Marsiaj Arte Contemporânea
Rua Teixeira de Melo, 31-C
Ipanema
(21) 2513-2074

Funcionamento:
De 3ª a 6ª feira, das 10h às 19h
Sábado, das 11h às 16h

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.