|
Abertura: 18 de fevereiro de 2014 |
Encerramento: 18 e março de 2014 |
As cores emergem da água. De uma piscina em tons de azul. A artista plástica Fernanda Junqueira mostra, a partir do dia 18 de fevereiro na Mul.ti.plo Espaço Arte, sua série Aquarelas submersas, com 30 obras realizadas a partir de 2012 com uma técnica do “mergulho”: a imersão de um papel especial em uma pequena piscina de tinta.
“Comecei com pequenos estudos e pesquisa de materiais, com tintas apropriadas e papéis de aquarela que fossem maleáveis para os mergulhos, como os de 100% algodão. Assim, as aquarelas são o resultados desses mergulhos, alternando água e tinta”, explica Fernanda.
Naquele ano, a artista – acostumada a trabalhar com objetos e esculturas – desenvolveu a piscina em acrílico e a encheu de água e tinta de aquarela. Mergulhando o papel, via surgindo formas sinuosas, ora fortes, ora mais claras, mas sempre dando a sensação da profundidade da água. “É como fazer o registro da água no papel, a marca da água... Como ondas azuis do mar batendo na areia”, define. São 30 trabalhos em pequeno (56cm x 75cm), médio (1.15m x 1,15m) e grande (1,15m x 1.50m) formatos , em muitos tons de azul.
Esta série deu origem à instalação Jardins submersos: um espaço líquido, um dos quatro projetos selecionados pelo Prêmio Projéteis Arte Contemporânea 2013, da Funarte, e que estará em exposição em maio. Inspirada no jardim de Burle Marx localizado no terraço do Palácio Capanema, a instalação transpõe as formas dos canteiros no mezanino do prédio, recriando um “jardim líquido”. Um jardim que teve origem na piscina de azuis de Fernanda Junqueira – e que, neste Rio 40º, estará refrescando as paredes da Mul.ti.plo Espaço Arte.
Preço mínimo: R$ 3.200,00
FERNANDA JUNQUEIRA
Artista plástica carioca, atuante desde meados da década de 80, graduou-se em Pintura pela Escola de Belas Artes/UFRJ e fez o curso de Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil na PUC-RJ. Frequentou diversos cursos na área teórica de filosofia e arte, e cursos práticos de Desenho, Fotogravura, e outros, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e no MAM-RJ. Curso de Fotografia Profissional no SENAC, e Curso de Arte na Educação - Escolinha de Arte do Brasil – RJ. Trabalhou também na área cultural, no setor de arte- educação da Fundação Raymundo Castro Maya, Rio de Janeiro, de 1982 a 1985, como assessora no Centro de Arte Hélio Oiticica, de 1997 a 1999, e na produção de exposições de arte em diversas instituições nacionais.
Em 2000, recebeu PRÊMIO DE BOLSA do 5º programa de bolsas do Instituto Municipal de Arte e Cultura do Rio de Janeiro, RIOARTE, com o projeto “CONJUNTO VAZIO, um espaço topológico”. A pesquisa com esculturas de grandes formatos em cerâmica possibilitou uma série de experiências que resultou na realização de exposições individuais em amplos espaços como no Paço Imperial, Rio de Janeiro, e o Centro Cultural Maria Antônia em São Paulo, ambas em 2002/2003.
Em junho de 2013, novamente um prêmio, o PRÊMIO PROJÉTEIS DE ARTE CONTEMPORÂNEA da FUNARTE, inaugura novas investigações para a artista que apresentará em maio de 2014, uma instalação intitulada “JARDINS SUBMERSOS, um espaço líquido” no Palácio Capanema - criada especificamente para o lugar, a Galeria Mezanino no Palácio Capanema no Rio de Janeiro - com texto do crítico de arte Paulo Venâncio Filho no catálogo. |
Local:
Mul.ti.plo Espaço Arte
Rua Dias Ferreira, 417 - sala 206
Leblon
(21) 2259-1952
Funcionamento:
de 2ª a 6ª feira, das 10h às 18h
sábados, do meio-dia às 16h
Ingresso:
Entrada Franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|