Fios de tradição em Poço Redondo
rioecultura : EXPO Fios de tradição em Poço Redondo : Sala do Artista Popular - Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP)
COMPARTILHE
Abertura: 29 de agosto de 2013
Encerramento: 29 de setembro de 2013
rioecultura EXPO Fios de tradição em Poço Redondo

O município de Poço Redondo fica em uma região do Estado de Sergipe conhecida como o Sertão do São Francisco. Distante 185 quilômetros da capital, Aracaju, em Poço Redondo está o segundo destino turístico mais procurado do estado, a Grota de Angico, local em que o rei do cangaço, Lampião, e integrantes de seu bando foram capturados pelas forças volantes nos idos de 1938.

Há muito, os trabalhos com linhas integram a vida das mulheres do sertão do baixo São Francisco sergipano. Há registros de que desde o século 19 estas mulheres se dedicam à renda de bilro, além das atividades de fiandeira, tecedeira, costureira e louceira. Os bordados ponto-cruz e rendendê vieram depois, sendo comum ouvir relatos de lenços bordados por encomenda para cangaceiros de renome.

rioecultura EXPO Fios de tradição em Poço Redondo

Em Poço Redondo, sentadas próximo às janelas para aproveitar a luminosidade, as rendeiras chamam a atenção de quem passa pelo local. No povoado de Sítios Novos, não muito distante da sede do município, é grande o número de mulheres que, uma após outra geração, vêm se dedicando a ornar os cortes de pano com fios que se entrecruzam e entremeiam tecidos em composições graciosas. Os pontos mais frequentes são o ponto-cruz e o rendendê, que na década de 1970 ganhou visibilidade, chegando a ser conhecido como a renda sergipana.

Um variado repertório visual composto por peças de vestuário, enfeites de cabelo, panos de bandeja, cortinas, roupas de mesa e banho surge pelas mãos das rendeiras e bordadeiras, que ao longo de gerações fazem do entrelaçamento de fios uma forma de expressão.

Além da exposição, há venda de renda de bilro e bordados rendendê e ponto-cruz de Poço Redondo, no Estado do Sergipe. Um variado repertório visual composto por peças de vestuário, enfeites de cabelo, panos de bandeja, cortinas, roupas de mesa e banho surge pelas mãos das rendeiras e bordadeiras, que ao longo de gerações fazem do entrelaçamento de fios uma forma de expressão.

rioecultura EXPO Fios de tradição em Poço Redondo
Local:
Sala do Artista Popular - Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP)
Rua do Catete, 179 e 181
Catete
(21) 2285-2545

Funcionamento:
de 3ª a 6ª feira, das 11h às 18h
Sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h

Ingresso:
Entrada Franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.