|
Abertura: 12 de agosto de 2013 |
Encerramento: 22 de setembro de 2013 |
(based on a true story)
David A. Harvey
O renomado fotógrafo americano David Alan Harvey (Magnum Photos e National Geographic e editor da Burn Magazine) vai apresentar fotos do livro homônimo, após dois intensos anos trabalhando no Rio de Janeiro para edição especial da National Geographic sobre a cidade (edição de Outubro 2012 distribuída em 22 países). Uma foto novela por meio de design criativo e interativo, colidindo ficção e realidade da cidade do Rio de Janeiro.
Cultivar o Jardim
Ana Rodrigues
As sombras despertam através de seu escuro o arquivo imaginário de cada um. Abrindo a porta da imaginação para a criação dos jardins próprios. A ausência de cor é o espaço para todas as cores.
Desejos Transitórios
Rogerio Faissal
A ideia foi mostrar o "poder e a sensualidade" da mulher brasileira, tendo como cenário a cidade do Rio de Janeiro, uma das cidades mais sensuais do mundo. Também de uma forma bem humorada e até mesmo naif o homem aqui é visto como um ser dominado e subjugado pelo universo feminino. A fotografia que mostra a Rocinha ao fundo foi publicada em página dupla na revista francesa Photo Especial sobre o Brasil, dando destaque ao trabalho publicitário desenvolvido aqui.
Garagem Hermética
Bruno Veiga
“Fotografar, para mim, sempre esteve relacionado com andar, buscar, encontrar e fotografar. Como se eu fosse um encontrador de coisas. Garagem Hermética trata disto; algumas coisas estranhas que encontrei por aí. A realidade como matéria-prima”.
(sub) Urbanos
Daniela Dacorso
(sub) Urbanos pretende mostrar um pouco dessa estética da periferia no Rio de Janeiro, retratando soluções urbanísticas e decorativas inusitadas, assim como customizações da própria aparência.
O ar que me falta
Guillermo Giansanti
“A tinta da melancolia derrama-se nas fotografias de Guillermo Giansanti. Estas imagens formam um pequeno fragmento de um exaustivo trabalho que começou quando o fotógrafo conheceu uma índia chamada Tapixi. São imagens feitas da tribo Guajajara, nas aldeias Bananal no Maranhão, terra de Tapixi e sua família, que Guillermo fez questão de conhecer. Com ele, trouxe a poesia e a dor de índios que convivem com o antigo sentimento de um desterrado em sua própria terra. Imagens que carregam um sufocamento, uma busca de algo desorientado, que no caminho para água encontra um respiro – um tempo suspenso entre a alegria e a tristeza”. Edu Monteiro
Sonda Espacial
Vicente de Mello
Um bólide navegando no espaço, rumo a Terra. Passa a exosfera, rompe a termosfera, atravessa a mesosfera, alcança a estratosfera, entra na troposfera e aterrissa na superfície terrestre. Sonda Espacial, de Vicente de Mello, políptico de 11 fotos, realizadas com uma câmera digital de bolso, acompanha um reflexo na tela de uma TV ligada. |
Local:
Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica
Rua Luís de Camões, 68
Centro
(21) 2242-1012
Funcionamento:
De 2ª a sábado das 12h às 18h (exceto feriados)
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|