|
Abertura: 18 de abril de 2013 |
Encerramento: 10 de maio de 2013 |
The night where momantarily filled with the crackling of leaves under her yellow sneakers
Essa é a terceira exposição do artista sueco no Brasil – as duas primeiras aconteceram no Rio de Janeiro e em São Paulo. Recentemente, Ulf mostrou seus trabalhos em Washington (EUA) e São Petersburgo (Rússia), sem contar as individuais e coletivas realizadas com frequência em Estocolmo (Suécia).
A exposição traz algumas imagens de duas mostras anteriores, “Inútil”, uma abordagem da resistência civil, exibindo atiradores de pedras como combatentes da liberdade ou ainda terroristas, e “Äga Rum” (Ter Lugar), onde apareciam pessoas (presas em suas jaulas) no metrô ou nas ruas de Rio de Janeiro durante o carnaval. Ao tentar juntar agora estas obras tão diferentes, as identidades se apagam e as imagens se tornam mais semelhantes. Agora, ítens comuns, como móveis e mesas de pingue-pongue. tornam o trabalho de Ulf mais misterioso, ou conceitual.
“Minhas placas com figuras presas incomodam as pessoas em geral. Acredito que, ao pintar as minhas figuras dentro de jaulas, assinalo as limitações dos próprios espectadores. Costumo chamá-las de salas deterministas. Não faço isso para dizer que as pessoas estão predestinadas, mas pressupunho o brando determinismo. Será que esse determinismo pode ser visto como um equilíbrio entre os bem tratados e os maltratados?”
The phrase “the place where he meant to be lost” attracted his attention
Sobre Ulf Lindell
Nascido em Örebro, Suécia, em 1964, vive e trabalha atualmente em Estocolmo. Já participou de individuais em galerias da França (Association confluences gallery, Paris, 1990), Colômbia (Tai chi, Bogotá, 1986), Russia (A3, Moscou, 1999), além das inúmeras exposições em seu país de origem. Os trabalhos de Ulf Lindell foram mostrados também em coletivas na Europa, incluindo importantes espaços, como o Salon International Emilio Ollero, em Jaén, Espanha.
Esta é a terceira exposição de Ulf Lindell no Brasil. Em 2008, inaugurou “Inútil”, na Galeria Maria Teresa Vieira, no Rio de Janeiro, que abordava a registência civil. E, em 2011, participou da mostra “Take Place” (Ter Lugar), na Dalmau Studio Gallery, em São Paulo, juntamente com Peter Svedberg, outro artista sueco.
Ulf trabalha com diferentes técnicas, mas grande parte de sua obra é de impressão e pintura, uma espécie de monotipias, em alumínio. Nesta nova exposição que chega à Galeria Maria Teresa Vieira, o artista vai apresentar dipticos de grande porte.
|
Local:
Centro de Arte Maria Teresa Vieira
Rua da Carioca, 85
Centro
(21) 2533-8438
Funcionamento:
Exposições:
3ª a 5ª feira, das 13h às 20h
6ª feira e sábado, das 13h às 17h
Ingresso:
Exposições:
Entrada franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|