|
Abertura: 4 de julho de 2012 |
Encerramento: 7 de julho de 2012 |
A mostra é apresentada por ocasião do lançamento do livro “Oratório” (Contra Capa Editora, 2012), que traz a produção pictórica de Gonçalo Ivo desde 2009 e inclui as séries que o artista batizou de “Oratório”, “Acorde”, “Fuga” e “Lamento”. O livro será lançado no dia 4 de julho, às 19h, no ato da abertura da exposição, na própria Anita Schwartz Galeria.
A mostra possui 21 pinturas em óleo sobre tela, medindo 2,40 x 1,20 m cada, produzidas entre 2010 e 2011. “É uma série inédita, indivisível, formando uma só obra. É um poliptico onde cada pintura tem sua autonomia, porém se vincula ora formalmente, ora sob o ponto de vista cromático com o todo bem como com a que lhe precede ou sucede”, diz o artista. Os trabalhos expostos estão no livro.
O titulo da exposição surgiu como alusão a um tipo de musica muito usado pelos compositores do barroco alemão, inglês e italiano. “Mesmo compositores de blues e jazz bem como algumas toadas nordestinas fazem referência a este ‘estilo musical’. Segundo os dicionários, tem a ver com canto de dor, e é neste sentido e também como exaltação da criação e num mergulho cada vez mais radical em minha própria poética - fazer a cor e o que ela engendra enquanto forma - que vejo a necessidade de expressar o que em mim é singular”, explica.
Mais informações sobre o artista no site www.goncaloivo.com.br
|
Local:
Anita Schwartz Galeria de Arte
Rua José Roberto Macedo Soares, 30
Gávea
(21) 2274-3873 /
Funcionamento:
Segunda a sexta, das 10h às 19h Sábados das 12h às 18h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|