|
Abertura: 17 de dezembro de 2011 |
Encerramento: 21 de janeiro de 2012 |
Esta exposição surgiu a partir de um verdadeiro acontecimento: num sábado porteño, um grupo de artistas argentinos abriu as portas dos seus ateliers para um grupo de artistas brasileiros. Do contato, saíram faíscas. Sim, porque uma faísca é uma descarga luminosa entre dois corpos carregados com um potencial elétrico muito diferente. Fagulhas entre uns e outros artistas.
Agora, a exposição na Gentil Carioca manifesta esse “acontecer”, a energia desse encontro. A Gentil Carioca reúne os artistas portenhos para gerar uma ponte com a cena do Rio de Janeiro e fazer com que o público participe das transformações geradas durante o tempo compartilhado.
A obra dos jovens artistas reunidos na exposição apresenta uma amplitude e uma curiosidade extraordinárias: preenche as duas sedes da galeria (no centro e na Lagoa) com pinturas, esculturas, fotografias, desenhos, instalações, performances e vídeos. Desse modo, a proposta é escutar as suas vozes, tão diferentes. Pensar que possibilidades de conhecimento abrem as pontes que se estendem entre os trabalhos e as afinidades.
A exposição evita, em fim, apresentar um diagnóstico ou uma interpretação fechada de Buenos Aires. Melhor, convida a explorar o seu território através da arte atual, para construir uma visão da cidade tão renovada quanto incisiva.
Artistas argentinos na exposição:
- Nicanor Aráoz
- Elena Dahn
- Dudú
- Leopoldo Estol
- Marcelo Galindo
- Martín Legón
- Rosa Chancho (Julieta García Vázquez, Mumi, Osías Yanov, Javier Villa)
- Marisa Rubio
- Mara Tacón
- Luis Terán
curadora assistente Florencia Malbran |
Local:
A Gentil Carioca
Rua Golçalves Ledo, 17
Centro
(21) 2222-1651
Funcionamento:
De 3ª a 6ª feira, das 12h às 19h Sábado, das 12h às 17h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|