Sinestesia
rioecultura : EXPO Sinestesia : Centro Cultural Justiça Federal (CCJF)
COMPARTILHE
Abertura: 13 de dezembro de 2011
Encerramento: 12 de fevereiro de 2012
Por Isabela Pimentel

Após duas temporadas na Europa, a mostra Sinestesia está de volta ao Rio de Janeiro. O público carioca tem a oportunidade de conferir as obras de perto, dispostas em cinco galerias interligadas. A exposição reúne cerca de 33 obras de Leonardo Miranda, com destaque para os trabalhos que foram levados para a Europa e Estados Unidos, além de peças novas do artista.

Dentre os destaques da mostra estão fotografias em grande formato, instalações cenográficas, esculturas em metal, poesias e músicas, em uma atmosfera criativa e inusitada. O conceito principal do trabalho de Miranda é a “arte para todos”, através do qual o público é considerado parte da obra de arte, em um caráter lúdico e interativo.

rioecultura - EXPO Sinestesia



A EXPOSIÇÃO

O percurso sugerido por Sinestesia, tem seu início num ambiente composto por um assoalho recoberto por grama sintética ou feno, onde o visitante encontra duas árvores de ferro com 10 "relicários" iluminados cada e varais de poesias, onde podem colocar suas próprias poesias ou objetos pessoais que queiram doar para obra (no caso dos galhos das árvores), além das projeções de 40 fotos em vídeo acompanhadas de trilha sonora composta especialmente para cada imagem e da projeção das intervenções artísticas feitas pelos visitantes anteriormente numa tv pequena. Todos esses elementos convidam o visitante a deixar a posição de mero espectador para interagir com a obra exposta.

Ao lado existem 9 fotografias ampliadas em lona, na diensão de 1,20m X 1,80m e sujeitas à interferência dos visitantes nas suas molduras de madeira. Cada pessoa poderá deixar escrita nas paredes suas impressões sinestésicas da experiência vivenciada ou em folhas de caderno escritas com caneta que poderão pendurar nos varais da exposição.

Paralelo à esta sala, existem mais 15 ampliações fotográficas de 1,00m X 67cm aplicadas em PVC de 2mm que podem ser colocadas ou em outra sala do ambiente ou aleatoriamente nas paredes do local.

Como opção para o lançamento e encerramento da expo, serão convidados artistas locais para executarem intervenções artísticas de curta duração (sob curadoria do artista e da entidade que irá abrigar a expo), como um pequeno espetáculo onde trabalharão o conceito de sinestesia. Essas intervenções dirigidas pelo autor da obra. Durante o período da exposição, qualquer pessoa poderá gravar cenas de conteúdo artístico performático em qualquer mídia digital (câmera fotográficas, celulares, filmadoras, etc.) e entreguar à produção para exibição em mostras posteriores junto da obra.

O artista mistura todas suas referências nesse trabalho em busca de novas possibilidades de percepção para a platéia.
Local:
Centro Cultural Justiça Federal (CCJF)
Avenida Rio Branco, 241
Centro
(21) 3261-2550

Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 12h às 19h

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.