DIALETO VIII [coletiva]
rioecultura : EXPO DIALETO VIII [coletiva] : Parque Lage
COMPARTILHE
Abertura: 22 de julho de 2011
Encerramento: 28 de agosto de 2011
O PROJETO DIALETO foi concebido e iniciado pelas artistas visuais Lia do Rio e Monica Mansur nos últimos meses do ano de 1995. A idéia geral era um projeto que fosse se reinventando, sempre com a noção de que o artista envolvido voltasse seu olhar para o outro, ou para si mesmo. “DIALETO I” virou exposição em 1996. Depois disso, teve o “DIALETO II”, o“DIALETO III” e assim por diante.

Agora, na EAV, é apresentado o resultado do oitavo Dialeto, uma exposição que mostra um trabalho atual de cada artista lado a lado com a exibição do DVD Dialeto VII – um desdobramento do Dialeto III e que apresenta a relação entre as obras de 2000 e o momento daquela atualidade: o que tais obras representam nos seus respectivos percursos artísticos e quais as ligações entre os dois tempos de suas trajetórias.

Monica Mansur – Mecanismo Metafórico - para o jardim da frente – Imagens pinholes projetadas no fundo da Galeria EAV, em motion.

Pedro Paulo Domingues – Banco de Luz – Em um dos bancos de madeira no jardim em frente a Escola, será feita uma intervenção transformando-o em um banco de luz. O banco será filmado, fotografado e os registros serão expostos dentro da escola.

Lia do Rio – Memória – tirada da sombra da palmeira do jardim da EAV. Dentro do cofre da Escola de Artes Visuais será aprisionada uma luz projetada em forma de palmeira.

Nelson Augusto – Mar da Tranqüilidade, Mar da Serenidade, Mar das Chuvas e Mar das Tempestades (4 discos de porcelana / e poemas em letra vinílica com 19 cm de diâmetro) –Instaladas nas paredes entre as portas do lado direito da galeria.

Carli Portella – Dípticos com Cadeiras, É mais que pintura..., Jogo das Cadeiras – pinturas nas paredes da Galeria e uma montagem numa vitrine solta.

rioecultura : EXPO DIALETO VIII [coletiva]



A trajetória dos DIALETOS passados
---------------------------------------------------------------

DIALETO I - materializa-se como um livro de artista, concebido em 1995, e apresentado em novembro de 1996, no Paço Imperial/RJ. Conta com a participação de 20 artistas plásticos que, sem sair de seu processo, passam a viabilizar trabalhos em espaço atípico: o livro, agora tornado exposição ambulante.

DIALETO II - concebido em 1996, continua com o formato de publicação. Toma corpo sob a forma de uma exposição no CCHO, no início de 2001. Nele, cada artista mostra um trabalho individual e os resultados plásticos de seu olhar sobre o processo dos demais integrantes do grupo. O livro registra, além das obras, todo o caminho percorrido nesta troca de conhecimento.

DIALETO III - acontece em 2000 como uma série de exposições-instalações na Galeria de Arte da UniRio, que, na época, funcionava com curadoria de Lia do Rio. O conceito das instalações era um olhar sobre diferentes departamentos das faculdades da UniRio. Todas as exposições foram acompanhadas de Encontros com o Artista, tendo sido o projeto Dialeto pioneiro neste tipo de evento.

DIALETO IV – Poliálogo – tem a forma de um pequeno livro, onde estão registradas breves discussões sobre arte, surgidas espontaneamente entre as duas artistas: Monica Mansur e Lia do Rio. As transcrições foram na íntegra.

DIALETO V – Acessoremoto –idealizado em 2001 e realizado em 2002, pensou sobre que mudanças ocorreriam na trajetória dos artistas participantes, uma vez postos em contato com outra cultura. Divulgar arte contemporânea brasileira na Áustria, onde era pouco conhecida, e trazer artistas austríacos para o Brasil, também foi um foco. Assim, cada artista comentou – sob a forma de um trabalho desenvolvido em seu país de origem – a obra de um dos colegas do outro país, tendo como referência apenas imagens fotográficas. O referido projeto é de concepção dos artistas Monica Mansur, Pedro Paulo Domingues e Lia do Rio, em conjunto com o austríaco Otto Saxinger.

DIALETO VI - iniciado em 1997 pelas artistas Lia do Rio e Monica Mansur, tornou-se uma exposição, na Galeria Cândido Mendes de Ipanema, em 2004. Mostrou os pontos em comum em seus processos. Os trabalhos para esta exposição foram concebidos individualmente e já se encontravam prontos quando a exposição surgiu como idéia. Em 2009, Monica Mansur e Lia do Rio resolveram concluir o que, a princípio, deveria ter sido realizado em 2001: produzir um DVD com todo o material compilado na época do DIALETO III. Entretanto, concluíram que tal tarefa seria impossível, após tantos anos passados. Criaram, então, o DIALETO VII.
Local:
Parque Lage
Rua Jardim Botânico, 414
Jardim Botânico
(21) 3257-1800

Funcionamento:
de 3ª a 5ª feira, das 12h às 20h
6ª feira, sábado, domingo e feriado, das 10h às 17h

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.