|
Abertura: 15 de junho de 2011 |
Encerramento: 31 de julho de 2011 |
O Armazém Fidalgo apresenta Os Invisíveis (nº 7) de Ana Linnemann, onde, em um grupo de trabalhos do artista paulista Sérgio Sister, uma pintura faz uma rotação de 180º e mais outra depois, retornando a sua posição inicial. Pausa e reinicia o seu ciclo, girando outra vez.
Esta peça é parte da série Os Invisíveis, onde objetos, tão banais que se tornam invisíveis, são motorizados e submetidos à performances discretas em curtos intervalos de tempo - numa fruteira, uma laranja dá um pequeno pulo; uma garrafa de Coca-Cola desliza para a esquerda e de volta para a direita sobre livros em uma prateleira; em um parque, um coqueiro gira para então repousar, num movimento contínuo.
Os invisíveis é um grupo de trabalhos que vem sendo desenvolvido por Ana Linnemann desde 2005, quando Os Invisíveis (nº 1) ou Uma breve observação sobre o espaço cercando coisas que são inesperadas e facilmente desapercebíveis foi exposto no Campus Da Long Island University, em Nova York. Ali, no canteiro central do campus, dois pés da flor maria-sem-vergonha giravam periodicamente.
Ao invés de receberem o foco normalmente reservado aos trabalhos de arte, essas peças existem para serem percebidas com o canto do olho, perturbado, talvez, por seu movimento inusitado. Nem todos as notam, mas uma vez percebidas, o inesperado de sua performance faz que esses objetos se façam duvidar e, em um mesmo instante, colocam o espectador em alerta enquanto intensificam o espaço ao seu redor, como um caçador à espreita da presa pressentida mas não exatamente detectada. |
Local:
Casa de Cultura Laura Alvim
Avenida Vieira Souto, 176
Ipanema
(21) 2267-1647
Funcionamento:
Verifique a programação do evento
Ingresso:
Verifique a programação do evento
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|