|
Abertura: dia 13 de junho de 2011 |
Encerramento: 16 de julho de 2011 |
Luz, cor e simetria, trajetórias que dialogam com a arquitetura do local. Esta é a proposta da exposição “Percurso Luminoso 3”, que a artista Edna Kauss vai inaugurar, no dia 13 de junho (segunda-feira), às 19h, na Galeria de Arte Maria de Lourdes Mendes de Almeida (Cândido Mendes de Ipanema), com curadoria do crítico de arte Paulo Sergio Duarte.
Nesta mostra, o público caminha pela obra da artista. Literalmente. Trata-se, portanto, de uma instalação com quatro trabalhos interrelacionados. Como o próprio nome sugere, a luz está presente. E esta é uma marca de Edna Kauss. Mas cada trabalho seu é único, já que ganha novas formas a cada exposição sua.
Antes, negros quadros com fendas por onde a luz encontrava uma saída, instalações com cores alternadas, algumas retas se unem e outras parecem continuar no infinito. Para receber essa obra, o ambiente vai ganhar uma baixa luminosidade de modo a contrastar com o trabalho da artista e proporcionar um efeito especial. “Lâmpadas, sempre presentes em Dan Flavin e frequentes em François Morellet, estão disponíveis no mercado em dimensões, cores e formas preestabelecidas, porém rígidas. Contudo, os cabos eletroluminescentes, por sua maleabilidade, ao propiciar uma incrível liberdade de forma tornaram-se para mim uma opção irresistível. Uso-os como uma linha, desenhando planos no espaço”, afirma Edna.
Para esta exposição, Edna utiliza cabos luminosos coloridos, em quatro planos. Como em outros segmentos da série, interagem com a arquitetura da Galeria. Estes planos, feitos de linhas de cor e luz, cruzam a sala e unem piso e teto. A tecnologia utilizada é a eletroluminescência, material originalmente de uso industrial e comercial, muito semelhante ao néon. Entretanto, as características são diferentes, já que não há gás ou vidro, além da maleabilidade. “A utilização de materiais industriais e seu caráter de impermanência em minha obra não constituem mero acaso. Revelam o alinhamento a um pensamento estético”, explica a artista.
Para os trabalhos, que têm dimensões que variam entre 8 e 27 metros quadrados, serão utilizados cerca de 85m lineares de cabos de 2,5mm de diâmetro com cores harmônicas e ao mesmo tempo contrastantes. Isso tudo no interior da Galeria da Cândido Mendes Ipanema, que possui 12,50 metros de comprimento. Dá para imaginar, mas só imaginar, porque para ter a dimensão exata da obra, só mesmo indo conferir de perto.
Edna dá o recado: “não há arte ingênua. Implica escolha, determinação, ousadia. Para o artista, expor sua obra é também expor-se, violar padrões, vencer resistências, romper limites – seus e do observador”, finaliza.
Sobre EDNA KAUSS
Artista visual - vive e trabalha no Rio de Janeiro. Sua formação artística se iniciou na Oficina de Escultura do Ingá, Niterói, RJ, com Haroldo Barroso (1986-87). Fez cursos teóricos e práticos sob a orientação de Reynaldo Roels Jr. (História da Arte), João Carlos Goldberg (Oficina 3D), Iole de Freitas (Análise de projetos), na Escola de Artes Visuais do Parque Lage; participa de grupo de discussão com Guilherme Bueno, além de trabalhar em seu próprio atelier.
Participou de mostras coletivas, entre as quais: 10 anos das Oficinas do Ingá no Museu de Arte Brasileira da FAAP, São Paulo, em 1987; Posição 2004, na EAV Parque Lage; Interações 2 na Galeria Mira Schendel, Rio de Janeiro, 2005; In Natura, no Parque de Esculturas Lucia Miguel Pereira, Paty do Alferes, RJ, 2005; New Ideas, apresentada em Nova York (Galeria Medialia), Filadélfia, Lisboa (Faculdade de Belas Artes) e Rio de Janeiro (EAV Parque Lage), entre 2005 e 2006; em 2009, no do Rio de Janeiro, Ocupação no Lugar de Estar, no Clube Naval e Novíssimos 2009, no Centro Cultural IBEU; O Que Seria do Amarelo? Escola de Artes Visuais do Parque Lage, 2010.
Realizou a exposição individual De Dentro para Fora, em 2008, no Centro Cultural Justiça Federal, Rio de Janeiro. Duas de suas esculturas, de aço corten, estão instaladas de modo permanente na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. |
Local:
Galeria de Arte Maria de Lourdes Mendes de Almeida
Rua Joana Angélica, 63
Ipanema
(21) 2523-4141
Funcionamento:
De 2ª a 6ª feira, das 14h às 20h
sábado, das 16h às 20h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|