|
Abertura: 3 de junho de 2011 |
Encerramento: 10 de julho de 2011 |
Duas exposições serão inauguradas, no dia 3 de junho, às 19h, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage – vinculada à Secretaria de Estado de Cultura. “Regina Alvarez: experiência fotossensível” e “Foto-matriz: síntese #1” com foco na fotografia.
A primeira é uma homenagem à Regina Alvarez (Rio de janeiro, 1948-2007) e torna pública a produção pioneira da artista e educadora na década de 1970. Já a segunda, além de fotografias, apresenta vídeos e uma instalação de alunos e ex-alunos dos cursos de fotografia ministrados por Simone Rodrigues nos últimos dois anos na EAV. Ambas as mostras fazem parte do Festival FotoRio – encontro bienal e internacional de fotografia que está em sua quinta edição.
foto de Leo Loureiro, imagem da série invalidos
A exposição “Regina Alvarez: experiência fotossensível” contou com cuidadosa pesquisa do acervo deixado pela artista - negativos, positivos, cópias, ampliações, textos, matérias e entrevistas em jornais e revistas. Grande parte das imagens fotográficas passou por processo de conservação feito pela equipe do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da FUNARTE. Além disso, um blog, a ser lançado no dia da abertura, disponibilizará ao público imagens, textos e vídeos com entrevistas concedidas por amigos e pessoas atuantes no campo das artes visuais.
A exposição conta ainda com a realização de duas oficinas gratuitas conduzidas pelos artistas Paula Trope (RJ) e Dirceu Maués (PA). As oficinas terão como base a técnica do Pinhole, ou “buraco de agulha”. Esta técnica, difundida no Brasil por Regina Alvarez, até hoje é utilizada por artistas e fotógrafos no ensino e na experimentação da fotografia como linguagem. Paula Trope e Dirceu Maués, assim como Alvarez, se apropriam da técnica em projetos educativos e em processos de criação. Como disse Regina Alvarez, “Cada qual descobre e inventa novas formas de invenção, criando até uma nova linguagem fotográfica.”
A exposição, contemplada pelo Edital de Artes Visuais da Secretaria de Estado de Cultura tem curadoria de Denise Cathilina, ex-aluna de Regina Alvarez e professora da EAV Parque Lage.
Na Galeria EAV, a exposição “Foto-matriz: síntese # 1” tem a participação de 15 artistas, selecionados entre 70 alunos e ex-alunos dos cursos “Foto-matriz” e “Produção em fotografia”, ministrados por Simone Rodrigues na EAV Parque Lage. Mas quem acha que é uma simples mostra de final de curso, está enganado. Trata-se, na verdade, de uma seleção das melhores obras inscritas. Os trabalhos apresentados configuram os diversos aspectos da linguagem fotográfica, incluindo fotomontagens, fotonarrativas, vídeos e instalação.
Com curadoria de Simone Rodrigues e assistência de Simone Tomé, “Foto-matriz: síntese # 1” é a primeira mostra organizada por Simone Rodrigues na EAV Parque Lage.
SERVIÇO DAS EXPOSIÇÕES
Galerias 1 e 2
Regina Alvarez: experiência fotossensível
Exposição do acervo da artista, organizado por Denise Cathilina
Galeria EAV
Foto-matriz: síntese # 1
Exposição dos alunos da professora Simone Rodrigues. Ângela Márcia dos Santos, Bárbara Copque, Christina Bocayuva, Felipe Felizardo, Gabriela Lima, Helena Martinho da Rocha, Ioana de Mello, Julia Pombo, Leonardo Loureiro, Lucas Ferraço, Marilu Cerqueira, Marina Marchesan, Pablo Vergara, Sonia Meilman eTaís Monteiro. |
Local:
Parque Lage
Rua Jardim Botânico, 414
Jardim Botânico
(21) 3257-1800
Funcionamento:
de 3ª a 5ª feira, das 12h às 20h
6ª feira, sábado, domingo e feriado, das 10h às 17h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|