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Abertura: 7 de junho de 2011 |
Encerramento: 17 de julho de 2011 |
O FOTORIO – Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro - tem como objetivo valorizar a fotografia como bem cultural, dando visibilidade aos grandes acervos e coleções públicas e privadas e à produção fotográfica contemporânea brasileira e estrangeira, através de exposições, projeções e intervenções urbanas, cursos, seminários, oficinas, mesas-redondas, palestras e conferências. A intenção é destacar, através de um evento de porte internacional, a importância da fotografia na comunicação e na vida social contemporânea. O evento é bienal, acontecendo nos meses de maio, junho e julho desde 2003. Em 2011 realiza sua quinta edição.
É um movimento de fotógrafos que atua como agente aglutinador, estimulando a exposição e discussão de trabalhos históricos e contemporâneos da fotografia brasileira e internacional. Pretende ser um espaço de promoção de cultura visual, que resgata o papel de vanguarda da cidade do Rio de Janeiro como referência da fotografia no continente.
Giancarlo Mecarelli
No plano internacional, o FOTORIO já nasceu integrado ao Festival da Luz, rede criada por fotógrafos, colecionadores e estudiosos da fotografia em todo o mundo. Atualmente, o Festival da Luz conta com dezenas de eventos espalhados pelas principais cidades do mundo, entre as quais Mois de la Photo (Paris - França), Fotofest (Houston - USA), Encuentros Abiertos de Fotografia (Buenos Aires - Argentina), PhotoEspaña (Madrid - Espanha), Fotoseptiembre (México) e Fototage Herten (Colônia – Alemanha).
Site oficial do evento: www.fotorio.fot.br/2011
Centro Cultural Correios e FOTORIO 2011, com curadoria de Milton Guran, realizam um dos mais importantes eventos da fotografia contemporânea. O público carioca tem a oportunidade de conhecer e participar de extensa programação: exposição de fotógrafos brasileiros e estrangeiros, 6º Encontro de Inclusão Visual, conferência de Nair Benedicto e projeções de vídeos do Foto In Cena e do Cine Foto.
Resumo das exposições
1º andar: Nair Benedicto
2º andar: Os italianos Fulvio Roiter, Lou Embo, Antonio Biasiucci, Tadeu Vilani, Giancarlo Mecarelli e Lorena Guillién Vaschetti
3º andar: André Cypriano, Flavio Damm, Irmãos Vargas, Leonardo Aversa, Walter Carvalho, Anna Kahn, Laurent Auxietre
Demais eventos
- Conferência: “Não Desisto de Mim”, com a fotógrafa Nair Benedicto
- 6º Encontro sobre Inclusão Visual do Rio de Janeiro + Projeção de Vídeos – Foto In Cena e Cine Foto
Lou Embo
EXPOSIÇÕES
1º ANDAR
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Labirinto “Na Parede da Memória”, ensaio de Nair Benedicto.
Brincando com as palavras, com muitas fotos e letras de músicas, “Na Parede de Memória” é uma reflexão sobre os acontecimentos no período da ditadura militar no Brasil.
2º ANDAR - OS ITALIANOS
País homenageado pelo FOTORIO 2011
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O Brasil, de Fulvio Roiter
Considerado o maior fotógrafo italiano vivo, percorreu o Brasil de Norte a Sul a convite do então presidente Juscelino Kubitscheck, e é esse trabalho, acrescido de imagens da Amazônia feitas posteriormente, que compõe essa mostra de 50 fotografias em preto-e-branco e em cores.
Impressões de Viagem, de Lou Embo
Foi na companhia de Fulvio Roiter que a fotógrafa belga Lou Embo descobriu o Brasil. Autora de diversos livros sobre ilhas e crianças, ela recolheu, com um olhar atento e generoso, momentos que são memória e testemunho de uma relação de afeto com a vida.
Muitos, de Antonio Biasiucci
Um dos mais expressivos autores fotográficos no campo da arte contemporânea européia. Seu trabalho representa situações essenciais ou aspectos fundamentais da condição humana. Nesta instalação, que compreende um conjunto de oito imagens de grande formato, o tema é o entrelaçamento das diversas etnias africanas com o universo cultural europeu, e suas conseqüências, apresentado de forma a ser entendido como universal.
Dopo l’Alba – Depois do Amanhecer, de Tadeu Vilani ]
Apresenta 30 fotografias e um vídeo de cinco minutos, em projeção contínua, sobre imigração italiana no Rio Grande do Sul, com ênfase nos costumes e na arquitetura.
Beleza Afro-Brasileira, de Giancarlo Mecarelli
O conceito desta nova exposição teve seu foco na beleza da mulher afro-brasileira. Essa percepção estética é materializada a partir de retratos de mulheres negras que fazem trabalhos cotidianos diversos e que posaram pela primeira vez para um fotógrafo profissional. A beleza que transparece nas fotos documenta a força e a expressividade dessas mulheres.
Histórias, Memórias e Segredos de Família, de Lorena Guillién Vaschetti
Instalação é composta de um vídeo, com som, feito a partir de diapositivos relativos à vida da autora, refletindo sobre a trajetória de sua família no processo de imigração da Itália para Buenos Aires, conjugando dois grupos de fotos: os diapositivos familiares feitos pelo seu próprio pai há mais de trinta anos e fotos produzidas por ela mesma.
Tadeu Vilani
Tadeu Vilani
3º ANDAR
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Ilha, de André Cypriano
Apresenta retratos de pessoas no estado máximo de relaxamento na vida cotidiana da Ilha Grande, litoral Rio de Janeiro.
Vejam o Que Vi, de Flavio Damm
Fotografa exclusivamente com câmeras Leica, analógicas, em preto-e-branco, 35mm, usando luz ambiente.Sua fotografia persegue uma linha de trabalho desvinculada da reportagem, registrando cenas de gente em suas atitudes mais singelas, vendo-as de forma respeitosa, bem humorada e absolutamente impessoal.
Fragmentos, A Cidade Anunciada, de Walter Carvalho
Tem como conceito a representação de um objeto que foi retirado do seu habitat para ser fotografado e recriado no ambiente da exposição, acompanhado dos registros fotográficos dessa ação criadora.
O Seu Retrato é Meu, o Meu Retrato é Seu, de Leonardo Aversa
retratos de personalidades marcantes da música brasileira contemporânea produzido para o jornal O Globo nos últimos 5 anos.
Estúdio de Arte, Irmãos Vargas
a fotografia de Arequipa, Peru, 1912/1930, organizada pela Pinacoteca do Estado de São Paulo, apresentada primeiramente naquele museu de setembro a novembro de 2010, retrata a vida cotidiana de uma época de ouro da fotografia peruana.
Remota Etiópia, de Laurent Auxietre
Estas imagens da Etiópia evocam alguns dos problemas cruciais que a África enfrenta nos dias de hoje: o deslocamento de populações, a busca incessante de alimento, os conflitos étnicos e as lutas fratricidas com armas modernas. Os retratos de Laurent Auxietre revelam a dimensão humana da terra de origem de Lucy, o mais antigo fóssil humano de que se tem notícia, mas testemunham também a qualidade do encontro, a cumplicidade e o respeito que se criaram entre esse fotógrafo parisiense e seus modelos.
Pourquoi faut-il toujours que ça ait un sens?, de Anna Kahn
A inspiração está no confronto de várias idéias filosóficas e científicas sobre a dor. A dor e o seu contrário. A instalação retrata a experiência de viver um grave problema na coluna vertebral e o risco de paralisia.
Leonardo Aversa |
Local:
Centro Cultural Correios
Rua Visconde de Itaboraí, 20
Centro
(21) 2253-1580
Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 12h às 19h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
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