|
Abertura: 14 de abril de 2011 |
Encerramento: 15 de maio de 2011 |
A mostra possui venda de peças em renda de bilros ou renda de almofada confeccionadas por mulheres do município de Canaan, distrito do município de Trairi, no Ceará, conhecido como “Terra da renda de bilro”, título concedido pela Assembleia Legislativa do estado, em 2010.
As rendeiras estão reunidas na Associação de Artesãs e Agricultores de Canaan, criada em 2005. Com a presença de mediadores, a Associação realiza cursos diversos, daí a habilidade para a confecção de peças de vestuário em renda fina, detalhes de jogos de cama e mesa ou mesmo toalha de mesa feita toda em renda.
Em Cannan, as mulheres não usam renda no próprio vestuário e em objetos domésticos. Contudo, quando o assunto é renda, não abrem mão do "capricho", categoria que articula todas as fases do trabalho, presente na escolha de parceiras "caprichosas" com quem podem compartilhar uma encomenda.
Confeccionados com linha fina, os "biquinhos", para adorno, e "entremeios", renda costurada, ligando tecido, são vendidos para comercialização em Fortaleza. A imagem do passado, da rendeira de Canaan procurando um comprador, tem mudado sobretudo com os diferentes mercados como lojas especializadas em artigos de enxoval, em Fortaleza, e em várias regiões do país. No Centro de Artesanato do Ceará, também na capital do estado, entre os vários estandes, há um dedicado especialmente à renda de bilros.
Realização:
Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular/Iphan/Ministério da Cultura
Apoio:
Prefeitura Municipal de Trairi
Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude
Secretaria do Trabalho e Ação Social
Patrocínio: Caixa Econômica Federal
|
Local:
Sala do Artista Popular - Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP)
Rua do Catete, 179 e 181
Catete
(21) 2285-2545
Funcionamento:
de 3ª a 6ª feira, das 11h às 18h
Sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h
Ingresso:
Entrada Franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|