Jorge
rioecultura : EXPO Jorge : Galeria Cândido Portinari - UERJ
COMPARTILHE
Abertura: 4 de abril de 2011
Encerramento: 20 de maio de 2011
A exposição em homenagem a São Jorge, abre a 12ª Semana de Cultura Popular, no dia 4 de abril, segunda-feira, às 18h30, na galeria Cândido Portinari da UERJ.

Na mostra, o fotógrafo Vanor Correia apresentará fotografias realizadas no Rio de Janeiro, no dia 23 de abril, dia dos festejos de São Jorge, dos anos de 2007, 2008 e 2009. Além disso, esculturas de artistas populares que veem o santo como fonte de inspiração também serão expostas no espaço da galeria.

rioecultura : EXPO Jorge : UERJ

A popularidade de São Jorge, no Rio de Janeiro e no mundo, justifica a grande mobilização de fiéis na data de comemoração do seu dia. No Rio, 23 de abril é feriado, o que contribui para que as comemorações fiquem lotadas. O santo também é padroeiro da Inglaterra, de Portugal e da Catalunha, e venerado em canções de Jorge Ben Jor, Caetano Veloso e Fernanda Abreu.

A lenda mais conhecida que envolve o santo, nascido na Capadócia e militar do Império Romano, conta que São Jorge enfrentou um dragão que saía das profundezas de um lago e atirava fogo contra os muros de uma cidade, provocando mortes. Para não destruir a cidade, o dragão exigia que lhe entregassem jovens mulheres para serem devoradas. Quando a filha do Rei teve de ser oferecida como comida ao dragão, São Jorge, montado num cavalo branco e com sua espada, enfrentou o monstro, vencendo-o e libertando a cidade.
Local:
Galeria Cândido Portinari - UERJ
Rua São Francisco Xavier, 524
Maracanã
Não informado

Funcionamento:
De 2ª a 6ª feira, das 9h às 20h

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.