|
Abertura: 21 de março de 2011 |
Encerramento: 30 de abril de 2011 |
Luz, cor, imagem, texturas e design serão matéria-prima para a esfuziante proposta criativa da mostra ®Nova Cultura Contemporânea, que chega ao Rio para ocupar, com arte em progresso, multidimensional e colaborativa, dois espaços vinculados à Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro: a Casa França-Brasil e a Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
A ®Nova Cultura Contemporânea (www.rojo-nova.com) é uma grande obra em construção ao vivo, que combina arte visual, experimentalismo, técnicas contemporâneas, recursos tecnológicos e arrebatamento. A ideia partiu do coletivo Rojo®, fundado há dez anos, em Barcelona, por David Quiles Guilló – diretor e curador da mostra, cuja primeira edição, em 2010, passou por São Paulo e Los Angeles.
Serão seis semanas de intensa atividade criativa: os artistas vão se revezar em grupos em torno de dez para criar obras colaborativas, nas duas instituições. O processo de criação, que acontece ao longo de cada semana, poderá ser acompanhado passo a passo pelo público, que terá também a oportunidade de conferir os resultados nos finais de semana.
Na Casa França-Brasil, uma das surpresas será a Sala de Projetos, um ambiente controlado no qual os artistas mostram um projeto em diferentes camadas, unindo artes plásticas, audiovisual e efeitos sonoros. O ápice se dá aos sábados, quando todos os artistas da semana se reúnem com o público em torno da obra completa: intervenções audiovisuais, música ao vivo e art-performances.
A mostra inaugura a programação 2011 da Casa França-Brasil, que prevê grandes exposições internacionais ao longo do ano. – O audiovisual foi escolhido como destaque da programação do ano, quando receberemos a frenética mostra ®Nova Arte Contemporânea, a reflexiva exposição do sul-africano William Kentridge e a reveladora obra da francesa Valérie Belin, todas com concepções inéditas para a Casa França Brasil – adianta Evangelina Seiler, diretora da instituição.
Veja mais sobre a exposição que acontece no Parque Lage, clique aqui.
Sobre a ROJO®
Com a ideia inicial de oferecer um espaço para jovens artistas divulgarem seus trabalhos, mas sem as imposições conhecidas pelo mercado, David Quiles Guilló fundou a ROJO® em 2001, em Barcelona. Dez anos depois, a ROJO® é uma das organizações culturais mais ativas do panorama artístico mundial, com bases em São Paulo, Milão e Barcelona.
(www.rojo-magazine.com)
Sobre a Art Unlimited
A Art Unlimited atua desde 1995 no mundo cultural, sob o comando de Tania Mills e Pieter Tjabbes. Organizou grande exposições nacionais e internacionais, dentre as quais as premiadas “Vertigem!”, de OSGEMEOS (2009); “Kurt Schwitters – O artista Merz” (2007); “Henry Moore – Uma retrospectiva” (2005) e “O mundo mágico de Escher” (2011). |
Local:
Casa França-Brasil
Rua Visconde de Itaboraí, 78
Centro
(21) 2253-5366
Funcionamento:
De terça a domingo, das 10h às 20h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|