|
Abertura: 5 de abril de 2011 |
Encerramento: 3 de junho de 2011 |
Fazem parte da mostra: painéis com fotos e desenhos, vitrines com objetos, exemplares das publicações editadas em várias épocas e um vídeo com depoimentos colhidos especialmente para a ocasião.
O evento dos 65 anos da FAU comemora o marco institucional de criação da Faculdade Nacional de Arquitetura, em conseqüência da separação do ensino de arquitetura da Escola Nacional de Belas Artes em 1945. Foi apresentada em 2010 na própria escola, na Ilha do Fundão, e é agora trazida para o Centro de Arquitetura e Urbanismo, ampliando a repercussão do debate sobre o ensino da arquitetura e os desafios que as novas gerações de arquitetos e urbanistas irão enfrentar.
Os painéis estão organizados em dois percursos e reproduzem imagens dos acervos existentes na FAU: o Núcleo de Pesquisa e Documentação (NPD) e o Núcleo de Estudos de Arquitetura Colonial Sandra Alvim (NEAC). No primeiro percurso encontram-se os acervos de profissionais consagrados que tiveram vínculos com a faculdade e, no segundo, contemplam-se a formação e a produção acadêmica através dos trabalhos de alunos, realizados em diversas disciplinas.
Os depoimentos apresentam a memória dos ex-alunos de diferentes gerações. Encontramos uma parte significativa da história da FAU que por vezes se confunde com a história da arquitetura, da cidade e do país, resgatando aspectos variados da formação do arquiteto e urbanista. Os depoimentos nos brindam também com ensinamentos sobre a arquitetura brasileira através de reflexões contemporâneas, e com propostas para o ensino.
O acolhimento da mostra é a comemoração também da parceria existente desde a criação deste Centro de Arquitetura e Urbanismo, em 1997. Desde então, a relação entre a Faculdade e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro é baseada na troca mútua e dela resultam exposições, publicações e eventos relacionados às questões da cidade e à história do urbanismo carioca. |
Local:
Centro de Arquitetura e Urbanismo (CAU)
Rua São Clemente, 117
Botafogo
(21) 2579-2038
Funcionamento:
de 2ª a 6ª feira, das 12h às 18h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|