|
Abertura: 25 de março de 2011 |
Encerramento: 22 de maio de 2011 |
São 79 xilogravuras e 26 desenhos realizados entre 1963 e 1966 – obras pouco vistas pelo público. As xilogravuras foram impressas nas Oficinas da Imagem Gráfica da EAV – recentemente reformadas e equipadas.
A mostra aApresenta um panorama bastante abrangente da obra gráfica do artista desse período fundamental em sua trajetória, além de serigrafias pertencentes à Coleção de gravuras da EAV. Grande parte dessa Coleção foi apresentada ao público no ano passado na exposição “Forma (ação) gráfica: a experiência da EAV Parque Lage”, com curadoria de George Kornis, que também assina o texto crítico da exposição de Magalhães.
Roberto Magalhães
Desde os anos 60, participou de diversas mostras emblemáticas, como “Opinião 65”, no MAM-RJ. Trouxe uma nova linguagem visual para as artes plásticas no Brasil, juntamente com Antônio Dias, Carlos Vergara, Rubens Gerchman, entre outros artistas de vanguarda que se destacavam na época e até hoje são referência no meio. Recebeu diversos prêmios, entre eles o prêmio de viagem ao exterior no XV Salão Nacional de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, em 1966 – ano em que começava a mostrar suas gravuras e desenhos no exterior. No ano seguinte, foi morar na França, onde recebeu o prêmio na IV Bienal de Paris. Participou de outras exposições também no exterior, mas voltou ao Brasil dois anos depois.
Em 1975, recomeça sua vida artística no Brasil expondo e dando aulas no MAM-RJ e na EAV Parque Lage. Em 1992, Roberto Magalhães realizou uma grande exposição retrospectiva no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, onde apresentou sua produção dos últimos 30 anos. Visitada por milhares de pessoas esta exposição comprovou a importância do artista no campo das artes Visuais. De lá para cá, foram mais de 75 mostras, entre coletivas e individuais, no Brasil e no exterior. |
Local:
Parque Lage
Rua Jardim Botânico, 414
Jardim Botânico
(21) 3257-1800
Funcionamento:
de 3ª a 5ª feira, das 12h às 20h
6ª feira, sábado, domingo e feriado, das 10h às 17h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|