|
Abertura: 30 de março de 2011 |
Encerramento: 28 de abril de 2011 |
“O que se percebe no trabalho dos seis artistas escolhidos é a pluralidade e a diversidade de linguagens de uma geração de jovens acostumados ao mundo atual, onde redes sociais, bloggers, twitters etc., proporcionam uma crônica urbana repleta de humor e muitas vezes de ironia e sarcasmo, que despe a imagem de seu caráter sagrado e se rende à banalização das imagens reproduzidas”, explica um dos curadores da mostra, Marco Túlio Resende.
A iniciativa faz parte de um importante projeto desenvolvido pela Galeria Anna Maria Niemeyer há anos e conta com a ajuda dos artistas os quais representa, no sentido de indicar jovens – orientados por eles – a apresentarem seus trabalhos em uma exposição. Assim, a Galeria contribui para que o cenário das artes plásticas sempre se renove.
Os artistas (Bárbara Schall, Binho Barreto, Bruno Cançado, Camila Bicalho, Fabiano Dutra e Thiago Pena) e curadores Isaura Pena e Marco Túlio Resende são professores e orientadores da Escola Guignard/ UEMG, em Belo Horizonte, que fez parte da ideia inovadora de Juscelino Kubitschek de levar a Minas, nos anos 40, o modernismo nas artes e na arquitetura de Oscar Niemeyer.
Em seus sessenta anos de história, a Escola que teve Guignard e Weissmann como fundadores, revelou grandes nomes como Amilcar de Castro e Rosângela Rennó, entre outros.
A norma sugerida pelos curadores nesta mostra segue a tradição da Escola, voltada para a arte contemporânea, a experimentação e a criação de novos caminhos. Nesta exposição, o público vai poder conferir o surgimento de novos rumos e poéticas. O objetivo não é estabelecer limites. “O critério da curadoria de Crônicas Urbanas propõe uma leitura focada numa visão prismática e na percepção do olhar contemporâneo, fruto de uma ‘Babel Cultural’ que, certamente, se impõe para o surgimento de novos rumos e poéticas”, finaliza Isaura.
Mais sobre os trabalhos dos artistas
Bárbara Schall
Vive e trabalha em Belo Horizonte. Artista Visual desde 2008. Diretora de Arte e Produtora de Cinema, Vídeo e Teatro desde 2004. Formou-se em artes plásticas na Escola Guignard/ UEMG, em 2010. Já participou de algumas coletivas e recebeu alguns prêmios, entre eles o “Prêmio Aquisição”, na X Bienal de Reconcavo, no ano passado. Nesta exposição, a artista vai apresentar fotografias e vídeo.
Binho Barreto
Bacharelado em artes plásticas pela Escola Guignard/ UEMG, em 2010. Estudou em Nova Iorque, onde participou do seminário Educating Illustrators, em 2009. Participou de exposições coletivas (também na Noruega, nos Estados Unidos e na França) e algumas individuais em São Paulo e Minas Gerais. Nesta exposição, o artista vai apresentar um trabalho (composto por um série em 6 partes um trabalho) de serigrafia e pintura com tinta acrílica sobre papel.
Bruno Cançado
Bacharel em artes plásticas pela Escola Guignard/ UEMG – especialização em desenho e escultura – em 2010. Fez Curso de Extensão em Artes Visuais, em Lambeth College – Londres, Reino Unido. Já participou de algumas exposições coletivas em Minas Gerais. Nesta exposição, o artista vai apresentar trabalhos em nanquim sobre papel, fotografias vídeo e objetos.
Camila Bicalho
Bacharel em artes plasticas pela escola guignard- UEMG. Nesta exposição, a artista apresenta instalação de pequenos recortes de papel onde a figura humana é retratada como silhuetas e possui um forte olhar critico sobre nosso comportamento e o dia a dia da cidade.
Fabiano Dutra
Formado em artes plásticas na Escola Guignard/ UEMG, em 2009. Possui trabalhos também como fotógrafo e ilustrador. Participou de coletivas. Nesta exposição apresenta trabalhos em nanquim e guaches.
Thiago Pena
Bacharel em artes plásticas pela Escola Guignard/ UEMG, em 2009. Está cursando o 6º período de Licenciatura em Educação Artística pela Escola Guignard. Participou de duas individuais e algumas coletivas (FAOP e Minas Gerais).
Nesta exposição, apresenta trabalhos em gravura em metal e litografia. |
Local:
Galeria Anna Maria Niemeyer [Baixo Gávea]
Praça Santos Dumont, 140 loja A
Gávea
(21) 2540-8155
Funcionamento:
De 3ª a 6ª feira, das 12h às 21h Sábado e domingo, das 14h às 18h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|