A Cara do Rio 2011
rioecultura : EXPO A Cara do Rio 2011 : Centro Cultural Correios
COMPARTILHE
Abertura: 26 de fevereiro de 2011
Encerramento: 3 de abril de 2011
Mais de cem artistas se mobilizaram para essa exposição. A inspiração entrou pela janela e tomou conta de paletas, pincéis, lentes, moldes e prensas.

rioecultura : EXPO A Cara do Rio 2011
Obra de LUCIA FIGUEIREDO

O curador da mostra, Marcelo Frazão, traduz o senso comum que norteou os trabalhos expostos, “Uma janela é no mínimo ambígua, sempre pressupõe dois lados, como a natureza humana”. Assim ao se abrir os olhos para a cidade, a vista alcança os vários angulos e situações que percorrem o Rio de Janeiro.

Como as tradicionais rodas de amigos e de carteado de “Largo do Machado”, na aquarela de Maria Veronica Martins; a foto de Lucia Figueiredo, que contrapõe o Cristo Redentor ao urubu sempre à espreita; o instantaneo captando o surfista diante da ressaca do Leblon, na imagem de Marta Bucher; a sofrida e agora renascente Tijuca como mote para a composição de Coco Barçante com as Marias Marés - grupo da comunidade da Maré; a visão ciclistica da praia de Botafogo, no patchwork de Deborah Costa; o mosaico-aquarela do rico universo do samba do Salgueiro por Lucia Barata; o skyline da Floresta da Tijuca na tela não tão ingenua de Lucia de Lima; o registro fotografico de prédios já demolidos da zona portuaria carioca, na lente de Marcelo Frazão; ou ainda as loas à vista paradisiaca do Aterro do Flamengo, com inspiração do mestre Gauguin, conforme o quadro de Maria Helena Hoffmann, entre vários outros.

rioecultura : EXPO A Cara do Rio 2011
Obra de CLAUDINE

Em todos estes trabalhos podemos observar o que o curador sublinha: “Não é apenas para olhar e interagir que vamos à janela. Sua importância é bem maior, seja no plano físico, virtual ou no plano metafórico. É por onde a cidade desfila diante dos olhos”.

A Cara do Rio 2011 vai exibir 110 obras entre pinturas, fotografias, esculturas, aquarelas, objetos, desenhos, gravuras, de diversos formatos, que traduzem ou fazem parte da memoria de cada artista. Nesta visão, o catálogo da exposição A Cara do Rio 2011 conta com um posfácio do renomado escritor e critico literário Silviano Santiago, relembrando o encontro de um mineiro com a cidade maravilhosa. Aliás, por reunir o perfil de mais de uma centena de artistas a cada mostra, o catalogo da exposição funciona também como um anuário de artes plásticas.

Fechando o panorama, na avaliação do curador Marcelo Frazão, esta oitava edição da mostra A Cara do Rio(começou em 2003) sugere que “janela é foco, é moldura para os sentimentos que o Rio inspira, seja da janela de um avião sobre a cidade ou do simples pretexto de abrir e fechar uma janela”.

Site oficial do evento: www.acaradorio.art.br

rioecultura : EXPO A Cara do Rio 2011
Obra de DIANA

rioecultura : EXPO A Cara do Rio 2011
Obra de MARIA VERONICA
Local:
Centro Cultural Correios
Rua Visconde de Itaboraí, 20
Centro
(21) 2253-1580

Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 12h às 19h

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.