Até quarta-feira! O folião e o carnaval carioca nas coleções do IMS
rioecultura : EXPO Até quarta-feira! O folião e o carnaval carioca nas coleções do IMS : Instituto Moreira Salles (IMS)
COMPARTILHE
Abertura: 15 de fevereiro de 2011
Encerramento: 13 de março de 2011
A exposição em homenagem ao carnaval carioca tem curadoria do coordenador de fotografia Sergio Burgi e do consultor do IMS, Paulo Roberto Pires, e traça um panorama documental e histórico do carnaval do Rio de Janeiro desde os anos 1910 até meados da década de 1950.

Sob o ponto de vista do folião, foram reunidas 50 imagens de importantes fotógrafos do acervo IMS que registraram o carnaval da cidade, entre eles Augusto Malta, Marcel Gautherot, José Medeiros, Carlos Moskovics e Peter Scheier.

Também estarão na mostra gravações históricas que embalaram os chamados antigos carnavais, como A jardineira (1938), de Orlando Silva, interpretada por Benedito Lacerda e Humberto Porto; Tem gato na tuba (1947), de Alberto Ribeiro e João de Barro, gravada por Nuno Roland; Teu cabelo não nega! (1931), dos Irmãos Valença e Lamartine Babo, cantada por Castro Barbosa, entre muitas outras marchinhas.

Os visitantes poderão ver também as edições especiais de publicações da época, como a revista O Cruzeiro, assim como partituras de importantes compositores brasileiros, entre eles Lamartine Babo, todos itens pertencentes ao acervo de música do IMS, nas coleções de José Ramos Tinhorão e Humberto Franceschi.
Local:
Instituto Moreira Salles (IMS)
Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea
(21) 3284-7400

Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 13h às 20h

Ingresso:
Entrada e estacionamento gratuitos

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.