|
Abertura: 2 de fevereiro de 2011 |
Encerramento: 13 de março de 2011 |
A exposição, do artista plástico Eliseo Posse, reúne uma série de nove quadros-esculturas, em grandes formatos e em técnica mista, onde prevalece o entalhe de diferentes madeiras. O artista retrata, sob visão aérea e futurista, territórios inteiramente ocupados, sem vida, sem água. O trabalho inspira-se no surgimento das metrópoles que emergem no mundo. Os tecidos urbanos formados por Rio de Janeiro - São Paulo, Boston - Washington, Tókio - Osaka e Cleveland - Detroit são realidades que têm vínculos com a obra de Posse.
As obras revelam múltiplas formas, texturas, encaixes, cortes e recortes minimante planejados, confrontados, integrados, imbricados, em tensões infinitas, sem lugar ou tempo. O artista imagina territórios em perspectiva, sem limites, onde a vida humana se espalha em labirintos absolutos, contínuos, intermináveis.
Seu trabalho é como um grito de alerta para mudar, interromper a forma de ocupação do planeta. Seria a expressão do artista um retrato do próprio caleidoscópio do pensar contemporâneo? Seria a expressão da complexidade, quase antropofágica das lutas insanas entre dominadores e dominados? Perante tamanha densidade, não falta poesia no requinte das linhas e formas.
Sobre o artista
Eliseo Posse, artista plástico construtivista, residente na cidade do Rio de Janeiro, considera-se portenho-carioca. Enquanto estudante da Escola Nacional de Belas Artes trabalhava em Buenos Aires como ourives. Durante muitos anos, foi designer de jóias, no Brasil e na Argentina, esculpindo suas criações em metal, ouro e prata para diversas empresas. Desde 1995, o artista dedica-se, inteiramente, aos quadros-esculturas: a habilidade em esculpir ouro e prata transportou-se para a madeira. A partir dessa época, a produção artística de Posse, em formato digital, foi bem aceita por galerias estrangeiras. O artista recebeu proposta concreta da "Break Lane Gallery", de Londres, para exposição e comercialização de seu trabalho. No portal "You Tube", endereço: Eliseo Posse, encontra-se boa parte da obra do artista, em filme elaborado pelo cineasta francês Jean Marie Cornuel. |
Local:
Centro Cultural Correios
Rua Visconde de Itaboraí, 20
Centro
(21) 2253-1580
Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 12h às 19h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|