|
Abertura: 2 de fevereiro de 2011 |
Encerramento: 13 de março de 2011 |
Alternativas de transporte sustentável para a melhoria da qualidade de vida nos centros urbanos serão apresentadas na exposição “As Cidades Somos Nós – Desenhando a Mobilidade do Futuro” e nos Seminários organizados pelo ITDP - Institute for Transportation and Development Policy (Instituto de Políticas de Transportes e Desenvolvimento), no Centro Cultural Correios, a partir de dois de fevereiro.
A mostra apresenta projetos urbanísticos criados por 10 escritórios de arquitetura de diversos países, com base nos princípios do design urbano sustentável. Vista pela primeira vez em Nova Iorque, em setembro último, a exposição multimídia será exibida agora, simultaneamente, no Rio de Janeiro e na Cidade do México.
A edição brasileira mostra a região da Central do Brasil em 2030, com proposta desenvolvida pelos escritórios Campo e Fábrica Arquitetura. A exposição é resultado da parceira entre o ITDP, arquitetos e urbanistas que se uniram para “ajudar a imaginar como seriam as nossas cidades e ruas projetadas para as necessidades das pessoas, e não as dos automóveis,” afirma Walter Hook, Diretor Executivo do ITDP, que também chama a atenção para o fato de que “até 2030, 60% da população mundial viverá nas cidades, que precisarão de amplas transformações para lidar com este novo fluxo de pessoas. Sistemas sustentáveis de transporte permitem que todos os elementos da vida urbana – habitação, desenvolvimento econômico e espaços públicos – atendam às necessidades de populações, sem aumentar o aquecimento global”.
A montagem, com produção executiva da empresa Dois’Um Produções, segue noções do design sustentável, como explica Cláudia Pinheiro: “utilizamos esses critérios na concepção e no aproveitamento dos materiais, evitando sobras e desperdício no processo de montagem e desmontagem. Assim, geramos o mínimo de impacto ambiental com o uso de tecnologias ecologicamente aprovadas”.
Bicicletas, patins e triciclos e skates compõem o cenário. Estarão expostos os 10 projetos das cidades, com destaque para o Rio de Janeiro, além dos 10 princípios do ITDP. Serão exibidas imagens da Central do Brasil feitas pelo fotógrafo César Duarte, além de vídeos sobre transportes sustentáveis. Um deles mostra o Rio sob o ponto de vista do ciclista percorrendo diversos bairros. Os vídeos estão sendo produzidos e editados por alunos da produtora - escola da organização social CINEMA NOSSO, cuja missão é ampliar o senso critico de jovens por meio da linguagem audiovisual.
Nos Seminários, especialistas de várias nacionalidades vão discutir vários temas.
PROGRAMAÇÃO
10.02 [quinta-feira] - Renovação Urbana
Palestrante: Oren Tatcher - arquiteto residente em Hong Kong, que participa de vários projetos de renovação urbana, com ênfase em estações de transporte multimodais.
24.02 [quinta-feira] - Visões para 2030
Palestrantes: Michael Sorkin - arquiteto de NY autor do projeto de melhorias da Brooklin Bridge, um dos projetos da exposição; David Sim - arquiteto do escritório Jan Gehl Architects; Gabriel Duarte - dos escritórios de arquitetura Campo e Fábrica, responsáveis pelo projeto da Central do Brasil.
03.03 [quinta-feira] - Investimento Sustentável: transporte urbano como uma questão essencial.
Palestrante: Tim Tompkins - diretor da Times Square Alliance, que junto com a Prefeitura de NY, fez espaços públicos na Brodway.
11.03 [sexta-feira] - The form of the cities and the Language of Architecture (“a forma das cidades e a linguagem da arquitetura”)
Palestrante: Richard Rogers - arquiteto autor do Centro Pompidou na França, Lloyd’s Building e Millenium Dome em Londres - prêmio Pritzker de 2007, pelo conjunto da obra.
A UNEP (United Nations Environmental Programme) prevê um aumento de 57% da emissão dos Gases Efeito Estufa até 2030, quando mais da metade da população mundial viverá nas cidades. Os dados revelam, ainda, que 1/4 do dióxido de carbono lançado no ar provém dos meios de transportes, principalmente carros particulares e caminhões. O quadro é bastante preocupante, mas é possível reverter este cenário através da adoção de medidas alternativas e políticas públicas mais eficazes.
Inovação e Sustentabilidade são destaques do projeto brasileiro.
Os escritórios cariocas Campo e Fábrica desenvolveram o projeto da Estação Central do Brasil no ano de 2030, no qual se inserem novos conceitos de transporte público, como o BRT, com ênfase na circulação de pedestres e ciclistas. Instalados num antigo sobrado em Santa Teresa, desenvolvem projetos incluindo urbanização de comunidades carentes no Brasil e na África. O projeto foi desenvolvido pelos arquitetos Gabriel Duarte, professor da PUC/RJ e professor/visitante MIT, EUA e mestre em Urbanismo, pela TU Delft, Holanda; Renata Bertol, mestre em Habitação, Architectural Association, Londres; Ricardo Kawamoto (Fábrica) e Pablo Benetti, professor PROURB-UFRJ e ex-Diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ.
10 princípios básicos das cidades do futuro.
1 - Ande a pé! Crie ambientes que privilegiem os pedestres;
2 - Propulsão Humana! Crie bons ambientes para bicicletas e outros veículos não motorizados;
3 - Vá de ônibus! Forneça transporte público de qualidade com bom custo benefício;
4 - Estabeleça Limites! Permita o acesso de veículos em velocidades seguras e em números significativamente reduzidos;
5 - Entregue as Mercadorias! Sirva a cidade de maneira limpa e segura ao fazer entregas de mercadorias;
6 - Misture! Integre pessoas e atividades diferentes, edifícios e espaços;
7 - Preencha os espaços! Aproveite os vazios para criar bairros compactos e atraentes, orientados para as pessoas e para o transporte público;
8 - Fique Ligado! Respeite e valorize o patrimônio natural, cultural e histórico do seu lugar;
9 - Conecte as quadras! Proporcione caminhadas diretas e produtivas, com quadras e edifícios de pequeno porte;
10 - Faça durar! Construa para o longo prazo.
10 cidades e os respectivos escritórios de arquitetura.
1 - Nova Iorque, EUA - Terreform e Michael Sorkin Studio;
2 - Rio de Janeiro, Brasil - CAMPO e Fábrica;
3 - Cidade do México, México - Arquitectura 911sc;
4 - Buenos Aires, Argentina - PALO Arquitectura Urbana;
5 - Ahmedabad, Índia - HCP Design and Project Management;
6 - Jacarta, Indonésia - Budi Pradono Architects;
7 - Joanesburgo, África do Sul - Osmond Lange Architects e Ikemeleng Architects;
8 - Guangzhou, China - Urbanus Architecture and Design;
9 - Dar Es Salaam, Tanzânia - Adjaye Associates;
10 - Budapeste, Hungria - Varos-Teampannon and Kozlekedes |
Local:
Centro Cultural Correios
Rua Visconde de Itaboraí, 20
Centro
(21) 2253-1580
Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 12h às 19h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|