Guerreiras do Samba
rioecultura : EXPO Guerreiras do Samba : Galeria Gustavo Schnoor [Centro Cultural da UERJ]
COMPARTILHE
Abertura: 26 de janeiro de 2011
Encerramento: 11 de março de 2011
O objetivo da mostra é homenagear as baianas, figuras tradicionais do universo carnavalesco. Os artistas expositores são alunos da turma 4 do curso de pós-graduação em Figurino e Carnaval da Universidade Veiga de Almeida. A Escola de Samba Unidos de Padre Miguel fará uma apresentação no dia de abertura da exposição.

As baianas serão representadas por bonecas fantasiadas com indumentárias que simbolizarão as vinte e quatro agremiações carnavalescas do Rio de Janeiro, do grupo Especial e do grupo de Acesso A. Além disso, cinco baianas históricas também ganharão homenagens: Perciliana Maria, Tia Amélia, Tia Bebiana, Tia Ciata e Tia Sadata.

rioecultura : EXPO Guerreiras do Samba
foto de Margareth Dias

A ideia de prestar tributo às baianas ganhou força principalmente pelo respeito e a admiração que elas suscitam na comunidade a que pertencem e no público que acompanha os desfiles. O papel fundamental que as baianas exercem no carnaval onde dão um show na ala que é ocupada exclusivamente por elas, a alas das baianas, também foi decisivo para essa homenagem.

A curadoria é de Sidiney Rocha e José Maurício Tavares. Sidiney é artista visitante do Departamento Cultural da UERJ e desenvolveu seus conhecimentos sobre estilismo, desenho de estamparia, educação artística, entre outros, em instituições como UFRJ, UERJ e SENAI/ CETIQT. Atuou como figurinista na Rede Globo de Televisão e como carnavalesco em escolas de samba tais como: Unidos de Padre Miguel (2002) e Estrelinha da Mocidade Independente de Padre Miguel (2007). José Maurício é historiador, pós-graduado em Arte e Cultura pela Universidade Cândido Mendes. Atualmente é diretor do grupo de teatro dos Correios e coordenador artístico das atividades culturais da mesma instituição. Produziu o documentário "Do Caos à Sapucaí", sobre a teatralização nos desfiles da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis.

Os artistas expositores são: Ana Okuti, Andrea Holanda, Aparecida Tozello, Efigênia Santos, Hugo Cardoso, José Mauricio Tavares, Letícia Cortes, Michele Seabra, Nelson Pestana, Sidney Rocha, Solange Sol e Zenilde Pinheiro.

Durante a exposição serão exibidos vídeos com depoimentos de personalidades do mundo do samba, estudiosos e presidentes das alas de baianas de diferentes escolas de samba.
Local:
Galeria Gustavo Schnoor [Centro Cultural da UERJ]
Rua São Francisco Xavier, 524
Maracanã
(21) 2587-7004

Funcionamento:
De 2ª a 6ª feira, das 9h às 20h

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.