|
Abertura: 31 de janeiro de 2011 |
Encerramento: 11 de março de 2011 |
O Grupo Tração é formado por seis mulheres: a curadora Carla Hermann e as artistas Daniela Seixas, Isabel Carneiro, Jacqueline Siano, Mariana Katona Leal e Nena Balthar.
O grupo se formou a partir da convivência acadêmica que tiveram no Programa de Pós-graduação em Artes da UERJ, onde se conheceram e consolidaram a parceria. A exposição trouxe ao grupo a oportunidade de dividirem um espaço cultural da instituição que proporcionou o encontro das seis integrantes.
obas da artista Mariana Katona Leal
Na mostra é possível conferir obras que são desenvolvidas tendo como base a utilização de desenhos e vídeos. A montagem da exposição trouxe ao grupo um desafio: o de repensar e redimensionar algumas obras para o espaço da galeria Cândido Portinari.
A artista Isabel Carneiro, por exemplo, vai fazer uma colagem diretamente nas paredes da galeria. Já Nena Balthar apresenta desenhos de grafite numa organização pensada especificamente para o espaço da galeria. Esses e outros detalhes poderão ser conferidos na mostra que terá um espaço comum para cada integrante do grupo trabalhar de forma a inserir suas obras explorando diversas propostas de apresentação.
O nome do grupo, Tração, pode nos remeter a interpretações como a de um traço grande ou então a sua própria definição enquanto força identificada pela física, onde tração é a reação presente em fios e cabos quando submetidos a forças de alongamento ou de resistência. Nas obras é possível perceber a essência do sentido da palavra, que dá nome ao grupo.
oba da artista Artista Nena Balthar - foto de Victor Dias |
Local:
Galeria Cândido Portinari - UERJ
Rua São Francisco Xavier, 524
Maracanã
Não informado
Funcionamento:
De 2ª a 6ª feira, das 9h às 20h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|