24 horas de Copacabana / Ai de ti, Copacabana / Só a ti, Copacabana
rioecultura : EXPO 24 horas de Copacabana / Ai de ti, Copacabana / Só a ti, Copacabana : Futuros - Arte e Tecnologia [Oi Futuro Flamengo]
COMPARTILHE
Abertura: 23 de novembro de 2010
Encerramento: 23 de janeiro de 2011
A mostra foi produzida com imagens de um dos mais famosos cartões postais do Brasil, Copacabana, onde o artista passou toda a adolescência, e tem três títulos: 24 horas de Copacabana, com imagens de um ensaio de 2000, quando o artista passou sábado e domingo fotografando pessoas no calçadão; Ai de ti, Copacabana, que retrata o sentimento de Montenegro a respeito do bairro, que para ele abriga todas as contradições e onde todos, de alguma forma, perdem a inocência e se perdem; e Só a ti, Copacabana, que Wilton justifica com a seguinte frase: “Esse perder-se é necessário para a busca, para o encontro e para muitos, a redenção. E então, como diz a canção, Só a ti, Copacabana eu hei de amar”.

O artista usou como referência para o acervo mestres da fotografia como: Eugène Atget, que registrou Paris com a presença humana, mas sem pessoas; August Sander, que montou um retrato do povo alemão; e Richard Avedon, que era obcecado pelo retrato. “Essas fotos são isso, fatias da vida das pessoas, contos incompletos, fábulas e passagens”, complementa.

Além da exibição no Oi Futuro no Flamengo, o trabalho de Wilson Montenegro ficará disponível na galeria virtual de fotografias do site do Oi Futuro (www.oifuturo.org.br/expofoto), assim como as demais Expofotos que passaram no centro cultural.

Sobre o artista
Wilton Montenegro nasceu em Manaus, Amazonas. Com treze anos de idade veio morar no Rio de Janeiro, em Copacabana, onde passou toda a adolescência e, segundo suas próprias palavras, “se perdeu e se achou”. Em 1966 registrou a primeira foto do bairro, ainda como fotógrafo amador. Em 1972, tornou-se profissional, com registros nas áreas de música e arte. Entre suas mais importantes capas de discos estão artista como: Bezerra da Silva; Clara Nunes; Gonzaguinha; Zeca Pagodinho; Paulo Moura; Raphael Rabello; Nana Caymmi e Henrique Cazes. Suas fotos foram publicadas em mais de uma centena de livros de arte, e o seu trabalho, foi parte de diversas exposições coletivas, no Brasil e no exterior.
Local:
Futuros - Arte e Tecnologia [Oi Futuro Flamengo]
Rua Dois de Dezembro, 63
Flamengo
(21) 3131-3060

Funcionamento:
De 3ª a domingo, das 11h às 20h

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.