|
Abertura: 26 de novembro de 2010 |
Encerramento: 17 de dezembro de 2010 |
A mostra reúne mais de 100 trabalhos realizados por alunos do ensino fundamental.
Inspirado no projeto Take One Picture, da The National Gallery (Inglaterra) (www.takeonepicture.org), o Ver e fazer tem o objetivo de utilizar obras do acervo do Instituto Moreira Salles como suporte de aprendizagem do currículo escolar.
No início deste ano, as cinco escolas participantes do projeto – Escola Municipal Georg Pfisterer, Escola Municipal Luiz Delfino, Colégio Teresiano, Escola Municipal Manoel Cícero e Escola Parque – receberam reproduções de três fotografias e uma pintura do acervo do Instituto Moreira Salles. Todas as imagens oferecidas às escolas representam a paisagem do bairro da Glória, com a igreja Nossa Senhora da Glória do Outeiro ao fundo, em diferentes ângulos e épocas.
A imagem mais antiga foi retirada do Álbum Highcliffe, uma coleção de aquarelas compiladas pelo artista britânico Charles Landseer, que esteve no Brasil entre 1825 e 1826. Foram selecionadas, ainda, fotografias dos séculos XIX e XX.
Cedidas às escolas, as imagens serviram de inspiração para projetos de oficinas, trabalhos de campo e produção de textos e imagens nas disciplinas de geografia, história, português, matemática, artes, educação física e projetos especiais.
Os visitantes da mostra também poderão ver um vídeo produzido pelo Portal PUC, parceiro do projeto, que documentou a produção dos trabalhos ao longo do ano.
À esquerda: trabalho de Nathasha Machado Ribeiro, 13 anos; à direita, Glória, c. 1896, fotografia de Marc Ferrez / Acervo IMS
Visitas monitoradas para escolas: agendar pelo telefone (21) 3284-7400. |
Local:
Instituto Moreira Salles (IMS)
Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea
(21) 3284-7400
Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 13h às 20h
Ingresso:
Entrada e estacionamento gratuitos
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|