Ver e fazer II [coletiva]
rioecultura : EXPO Ver e fazer II [coletiva] : Instituto Moreira Salles (IMS)
COMPARTILHE
Abertura: 26 de novembro de 2010
Encerramento: 17 de dezembro de 2010
A mostra reúne mais de 100 trabalhos realizados por alunos do ensino fundamental.

Inspirado no projeto Take One Picture, da The National Gallery (Inglaterra) (www.takeonepicture.org), o Ver e fazer tem o objetivo de utilizar obras do acervo do Instituto Moreira Salles como suporte de aprendizagem do currículo escolar.

No início deste ano, as cinco escolas participantes do projeto – Escola Municipal Georg Pfisterer, Escola Municipal Luiz Delfino, Colégio Teresiano, Escola Municipal Manoel Cícero e Escola Parque – receberam reproduções de três fotografias e uma pintura do acervo do Instituto Moreira Salles. Todas as imagens oferecidas às escolas representam a paisagem do bairro da Glória, com a igreja Nossa Senhora da Glória do Outeiro ao fundo, em diferentes ângulos e épocas.

A imagem mais antiga foi retirada do Álbum Highcliffe, uma coleção de aquarelas compiladas pelo artista britânico Charles Landseer, que esteve no Brasil entre 1825 e 1826. Foram selecionadas, ainda, fotografias dos séculos XIX e XX.

Cedidas às escolas, as imagens serviram de inspiração para projetos de oficinas, trabalhos de campo e produção de textos e imagens nas disciplinas de geografia, história, português, matemática, artes, educação física e projetos especiais.

Os visitantes da mostra também poderão ver um vídeo produzido pelo Portal PUC, parceiro do projeto, que documentou a produção dos trabalhos ao longo do ano.

rioecultura : EXPO Ver e fazer II [coletiva]
À esquerda: trabalho de Nathasha Machado Ribeiro, 13 anos; à direita, Glória, c. 1896, fotografia de Marc Ferrez / Acervo IMS



Visitas monitoradas para escolas: agendar pelo telefone (21) 3284-7400.
Local:
Instituto Moreira Salles (IMS)
Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea
(21) 3284-7400

Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 13h às 20h

Ingresso:
Entrada e estacionamento gratuitos

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.