|
Abertura: 11 de novembro de 2010 |
Encerramento: 14 janeiro de 2011 |
Composto por cinco artistas − Gian Shimada, João Moura, Marcelo Oliveira, Paulo Jorge Gonçalves e Rafael Kuwer – o grupo trabalha com processos relacionados às gravuras.
Artista Paulo Jorge Gonçalves
A aproximação dos integrantes do grupo aconteceu ao compartilharem o mesmo ateliê. Essa proximidade, porém, ultrapassou a dimensão espacial resultando em diálogos artísticos que transformam os processos tradicionais da gravura de arte como a xilogravura, a litogravura, o metal e a serigrafia em diferentes combinações e associações gerando procedimentos individualizados, que resultam da inventividade dos artistas ao produzirem suas obras.
O nome do grupo, “Cadeira Virada”, é representado também no logotipo utilizado por eles que mostra o desenho da silhueta de uma cadeira antiga em diferentes posições, contrariando a lógica da força da gravidade. A virada da cadeira ocorreu com a entrada do quinto integrante do grupo ocasionando a perda do equilíbrio e emergindo uma condição de instabilidade fundamental para a pesquisa artística.
O grupo se destaca por seus diferenciados procedimentos, como: utilização de duplo suporte, o que gera outros planos conceituais; modulação e repetição, como forma de atestar o anonimato; inspirações no ambiente familiar; e reaproveitamento de matrizes xilográficas. Estes e outros recursos contribuem para a produção de trabalhos que comprovam os benefícios gerados pela parceria destes cinco artistas que ao dividirem um mesmo espaço, transformaram esta coincidência em uma oportunidade para uma interação produtiva que tem obtido sucesso.
Artista João Moura |
Local:
Galeria Cândido Portinari - UERJ
Rua São Francisco Xavier, 524
Maracanã
Não informado
Funcionamento:
De 2ª a 6ª feira, das 9h às 20h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|