Aleksandr Ródtchenko: revolução na fotografia
rioecultura : EXPO Aleksandr Ródtchenko: revolução na fotografia : Instituto Moreira Salles (IMS)
COMPARTILHE
Abertura: 5 de novembro de 2010
Encerramento: 6 de fevereiro de 2011
São cerca de 300 obras, entre fotografias, fotomontagens e o essencial da produção gráfica do artista russo (capas de livro, revistas e cartazes). Organizada pela Moscow House of Photography e com curadoria de Olga Svíblova (diretora do Museu), a mostra também será apresentada em São Paulo entre fevereiro e maio de 2011, na Pinacoteca do Estado de São Paulo. A mesma exposição já foi apresentada em Londres, Berlim e Amsterdã. No dia 6 de novembro, às 16h, haverá uma vista guiada pela mostra com o curador local Sergio Burgi, coordenador de fotografia do IMS.

rioecultura : EXPO Aleksandr Ródtchenko: revolução na fotografia



A mostra revela ao expectador os temas descobertos e representados pelo fotógrafo-pensador ao longo dos anos em que fotografou ativamente (de 1924 a 1954). De fotomontagens a reportagens, de estudos arquitetônicos a retratos de seu círculo familiar e artístico (destaque para os famosos retratos do poeta Vladimir Maiakóvski), da ênfase na perspectiva e na profundidade à representação do movimento humano (nos esportes e no circo, por exemplo).

Aleksandr Ródtchenko (1891-1956)
Foi um dos grandes inovadores da arte de vanguarda do século XX. Aclamado internacionalmente como pintor, escultor e designer gráfico, Ródtchenko iniciou-se na fotografia na década de 1920. “Em 1924, a fotografia foi invadida por ele com o slogan ‘Nosso dever é experimentar’ firmado no centro de sua estética. O resultado dessa invasão foi uma mudança fundamental nas ideias sobre a natureza da fotografia e o papel do fotógrafo”, explica a curadora Olga Svíblova, diretora da Moscow House of Photography.

Ródtchenko aliou a experimentação formal a preocupações documentais sobre a vida política e social da União Soviética em seu período inaugural, dos anos de Lênin até o regime repressor iniciado por Stálin (que o colocou no ostracismo nos seus últimos 20 anos de vida). “Ele introduziu a ideologia construtivista na fotografia e desenvolveu métodos e instrumentos para aplicá-las”, completa Olga.

No dia da abertura da exposição será lançado o catálogo da mostra, com as obras que estarão expostas e textos da curadora Olga Svíblova, de Varvara Ródtchenko (filha do artista) e do próprio Aleksandr Ródtchenko.

rioecultura : EXPO Aleksandr Ródtchenko: revolução na fotografia
Local:
Instituto Moreira Salles (IMS)
Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea
(21) 3284-7400

Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 13h às 20h

Ingresso:
Entrada e estacionamento gratuitos

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.