|
Abertura: 26 de outubro de 2010 |
Encerramento: 3 de dezembro de 2010 |
A mostra é a primeira individual do renomado fotógrafo italiano Francesco Zizola no Rio de Janeiro. O projeto, uma concepção curatorial de Simonetta Persichetti e Francesco Zizola, pretende dar início às comemorações do ano da Itália no Brasil, que se realizará em 2011 e conta com apoio do Istituto Italiano di Cultura.
ONDA CARIOCA é um ensaio sobre as praias do Rio de Janeiro: corpos, esportes, a visão de um espaço de encontros e de vida. Uma homenagem à Cidade Maravilhosa. O autor estará apresentando - simultaneamente - mais duas exposições no Brasil: “Modos de Olhar”, em Recife e “Linha de Frente”, em São Paulo.
Francesco Zizola lança, com estas exposições, um olhar sobre o mundo, comemorando uma trajetória de 25 anos como fotojornalista. Apresenta visões diversificadas de lugares, pessoas e paisagens que registrou. Nem por isso, mesmo nas situações mais adversas, deixou de imprimir poética por meio de seu olhar crítico - uma de suas melhores características.
FRANCESCO ZIZOLA
(Roma, 1962). Formado em antropologia, desde 1986 assume sua carreira de fotojornalista publicando nas mais diversas revistas no mundo todo. Recebeu por oito vezes o World Press Photo, inclusive sendo considerado o melhor fotógrafo do mundo em 1996 por seu trabalho sobre os trabalhadores de minas em Angola. Durante os últimos 20 anos fotografou os maiores conflitos pelo mundo todo. Em 2007, publica seu livro “Iraq”, editado pela Anistia Internacional e em 2000 “Born Somewhere”, resultado de 13 anos de documentação sobre a infância realizado em 28 países. Em 2007 junto com Claudio Palmisano funda a galeria de arte e laboratório fotográfico 10bPhotography, onde realizam exposições, workshops, seminários. |
Local:
Ateliê da Imagem Espaço Cultural
Avenida Pasteur, 453
Urca
(021) 2541-3314
Funcionamento:
De 2ª a 6ª feira, das 10h às 21h
Sábado, das 10h às 17h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|