|
Abertura: 18 de outubro de 2010 |
Encerramento: 26 de dezembro de 2010 |
A mostra, que ocupa todo o seu segundo andar do CCBB, possui 85 obras de arte contemporânea selecionadas de 17 artistas destacados no cenário internacional e que têm em comum o universo cultural islâmico.
Laila Shawa (The Sponsors, 2008, Digital Print on canvas)
Com curadoria de Ania Rodríguez, todos os trabalhos reunidos em “Miragens” buscam confrontar a imagem estereotipada que o Ocidente acabou desenvolvendo sobre o Oriente, através das poéticas dos artistas reunidos, que “contribuem para desarticular visões homogêneas e reducionistas, mostrando a consciência crítica, representativa dessas sociedades”. As obras vêm de coleções européias e norte-americanas, como Saatchi Gallery, Saeb Eigner Collection, October Gallery e Rose Issa Gallery, em Londres, Gladstone Gallery, em Nova York, e acervos de Paris e Istambul.
“Desfazer o espelhismo que nubla o conhecimento do ‘outro’, deixando as vozes dos portadores atravessarem nossas próprias certezas, é o desafio da mostra”, afirma Ania Rodríguez. “A tradição muçulmana é muitas vezes questionada e mesmo reinventada em muitos dos trabalhos reunidos na exposição, através de técnicas e imagens típicas, aproveitadas para estruturar discursos que dialogam com o presente”.
Shirin Neshat e Ghajar (radio shoulder)
Os artistas convidados para a mostra “Miragens” são: Shadi Ghadirian, Shirin Neshat, Bita Ghezelayagh (Irã), Khaled Hafez e Susan Hefuna, Wael Shawky (Egito), Ali Talib, Hassan Massoudy, Hassan Massoudy (Iraque), Halil Altindere, Sener Ozmen (Turquia), Kamel Yahioui (Argélia), Laila Shawa, Malileh Afnan, Taysir Batniji (Palestina), Lucia Koch (Brasil), Mounir Fatmi (Marrocos), Shezad Dawood (Inglaterra) e Ramia Obaid (Síria).
O artista turco Halil Altindere, que esteve na Documenta de Kassel de 2007, apresentará a obra “Mesopotamian Trilogy”, composta por três vídeos: "Dengbejs", "Miracle" e "Oracle", sendo este último totalmente inédito.
Dengbej
Sener Ozmen (Supermuslim) |
Local:
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB Rio)
Rua Primeiro de Março, 66
Centro
(21) 3808-2020
Funcionamento:
De quarta a segunda-feira, das 9h às 21h
Não abre as terças-feiras
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|