Xilogravuras [Márcio Pannunzio]
rioecultura : EXPO Xilogravuras [Márcio Pannunzio] : CAIXA Cultural Rio <br>[Unidade Almirante Barroso]
COMPARTILHE
Abertura: 7 de setembro de 2010
Encerramento: 17 de outubro de 2010
A mostra, que está na Galeria 2, traz xilogravuras de pequenas dimensões, linoleografias, calcografias, monotipias, desenhos a nankin e a lápis.

Apesar de o Brasil ser reconhecido internacionalmente como berço de artistas gravadores inspirados e talentosos como Osvaldo Goeldi, Lívio Abramo, Marcelo Grassmann, Gilvan Samico, Evandro Carlos Jardim e Maria Bonomi, entre tantos outros, a gravura é pouco conhecida.

rioecultura : EXPO Xilogravuras [Márcio Pannunzio]

A maior parte das pessoas nem sequer sabe o significado da palavra gravura, confundindo-o com o de figura ou imagem impressa. Nas artes plásticas, gravura é um gênero de arte cuja principal característica está em possibilitar a reprodução de uma mesma obra repetidas vezes, o que por sua vez permite uma ampla difusão dessa mesma obra e, comercialmente, torna sua posse acessível a um número grande de colecionadores de arte.

Nas obras que estarão expostas na mostra, Mário Pannunzio pratica preferencialmente a técnica da xilografia de topo, técnica de incisão a buril, em matrizes de madeira em disco, exigindo do artista grande precisão e virtuosismo. Cria obras figurativas, de desenho minucioso e intrincado, semelhantes às iluminuras – ilustrações religiosas medievais.

Porém, diferentemente delas, sua contemplação não é fácil num primeiro momento. Isso, em parte por causa da informação visual excessiva, confundindo o olhar e, em parte, pela crueza dos temas abordados; aqueles, contudo, que perseverarem no olhar, vivenciarão uma experiência estética instigante.

rioecultura : EXPO Xilogravuras [Márcio Pannunzio]

Emoldurando e complementando a exibição das xilogravuras, serão mostradas algumas outras obras criadas em técnicas afins. As linoleografias foram gravadas em placas de borracha sintética; calcografias foram criadas pelo uso do buril e ponta seca em placas de cobre e placas acrílicas. Monotipias empregaram o recurso do decalque de papel sobre vidro previamente entintado com tinta tipográfica.

Fotografias documentando as várias etapas de criação das gravuras, bem como matrizes e instrumentos de gravação, serão exibidos em mesas expositoras para permitir aos visitantes uma melhor compreensão do processo de criação das obras.

rioecultura : EXPO Xilogravuras [Márcio Pannunzio]

Sobre o artista
Márcio Pannunzio, que reside em Ilhabela desde 1989, é um dos gravadores brasileiros de presença constante em mostras internacionais de gravura; participou de mais de uma centena ao longo de duas décadas. Ganhou prêmios doze vezes, entre eles, na XYLON 12 – International Triennial Exhibition of Artistic Relief Printing (Suíça), na Biennale Internationale d’ Estampe Contemporaine de Trois-Rivières, Première Édition (Canadá) e no 3º Concurso Internacional de Minigrabado “Ciudad de Ourense” (Espanha).
Local:
CAIXA Cultural Rio
[Unidade Almirante Barroso]

Avenida Almirante Barroso, 25
Centro
(21) 2544-4080

Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 10h às 21h

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.