|
Abertura: 25 de agosto de 2010 |
Encerramento: 24 de setembro de 2010 |
Na mostra é possível conferir a criatividade e a sensibilidade estética do artista Ricardo da Silva Palmieri que, com a utilização de elementos como argila, pedra, espuma, areia, galho, borracha, entre outros, compõe paisagens, objetos e cenas que existem ao nosso redor, mas ao assumirem o aspecto de miniaturas, nos envolvem em um mundo imaginário e encantador.
As miniaturas hoje marcam presença em museus, lojas exclusivas, roteiros turísticos e também são assuntos de revistas e livros especializados nessa arte.
O trabalho desenvolvido por Ricardo apresenta fidelidade aos modelos originais apresentando detalhes da realidade em versões reduzidas, de forma única e interessante. O talento do artista rendeu participações em diversas edições do Salão de Modelismo do Museu Militar Conde de Linhares, no Rio de Janeiro, conquistando o 1º lugar nos anos de 2005 e 2008, na categoria diversos.
Ricardo da Silva Palmieri é carioca, desenvolveu o interesse por miniaturas em 2005, quando construiu uma cidade para o seu filho brincar com pedras portuguesas, encontradas soltas pelas calçadas. Esse foi o momento em que o artista descobriu o seu talento e com o incentivo da esposa e do sogro, investiu no miniaturismo.
O processo de evolução da produção das miniaturas, segundo Ricardo, “ocorreu com o tempo, a partir da prática do dia a dia”. Atualmente, o artista produz miniaturas que surpreendem pela riqueza de detalhes e apresentam características que remetem ao sonho e também à realidade.
Ricardo é funcionário da UERJ e comprova a diversidade dos artistas expositores que o Departamento Cultural convida para mostrarem os seus trabalhos. |
Local:
Galeria Gustavo Schnoor [Centro Cultural da UERJ]
Rua São Francisco Xavier, 524
Maracanã
(21) 2587-7004
Funcionamento:
De 2ª a 6ª feira, das 9h às 20h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|