NAT_EAV_LAB [Celina Portella e Juliana Cerqueira]
rioecultura : EXPO NAT_EAV_LAB [Celina Portella e Juliana Cerqueira] : Parque Lage
COMPARTILHE
Abertura: 21 de agosto de 2010
Encerramento: 3 de outubro de 2010
A Escola de Artes Visuais do Parque Lage – vinculada à Secretaria de Estado de Cultura – expõe o resultado de pesquisa de Celina Portella e Juliana Cerqueira, jovens artistas em residência do Núcleo de Arte e Tecnologia – EAV.

O projeto foi criado pelo NAT_EAV e visa incentivar a produção e a reflexão crítica sobre a união da arte com a tecnologia – principalmente nos processos colaborativos em rede e mídias móveis. O projeto foi contemplado pelo Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados em 2009.

rioecultura : EXPO NAT_EAV_LAB [Celina Portella e Juliana Cerqueira]

No final de 2009, cerca de 40 artistas inscreveram projetos individuais, que foram submetidos a uma comissão de seleção, composta por: Alberto Saraiva, curador do Oi Futuro; Claudia Saldanha, diretora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage e representante da Secretaria de Estado de Cultura, e Simone Michelin, artista e professora da EBA-UFRJ.

Celina Portella e Juliana Cerqueira foram selecionadas para desenvolver seus trabalhos ao longo de seis meses, em imersão no laboratório do NAT-EAV, recebendo uma bolsa mensal para ajuda de custo, e orientação das professoras e equipe do Núcleo – Bia Amaral, Cristina Verdade, Giodana Holanda e Tina Velho.

O resultado desse trabalho será apresentado nessa exposição e também pode ser visto no site do NAT-EAV (www.nat-eav.art.br/lab).

O Núcleo de Arte e Tecnologia, criado na Escola de Artes Visuais do Parque Lage em 1998, foi totalmente renovado e reestruturado em 2006 com o patrocínio da Oi e o apoio do Oi Futuro. Parceiros desde então, a Oi e a Oi Futuro patrocinam e apoiam todos os projetos desenvolvidos no NAT.

Sobre os trabalhos das artistas

Para Espectadores Remotos, trabalho de Celina Portella, é uma sequência de ações realizadas ao vivo para a webcam, durante chamadas de vídeo via skype. A artista cria composições com imagens de diversas naturezas, utilizando diferentes meios de apresentação, tais como projeção, reprodução em tela de LCD e colagem, além de objetos como espelhos, lentes, entre outros. Apresentada para uma pessoa de cada vez, a “performance digital” explora a simulação de reciprocidade da comunicação virtual interativa questionando a idéia de realidade consensual, ora através do conteúdo, ora através da forma de apresentação das imagens.

Som-ma, trabalho de Juliana Cerqueira, é uma instalação sonora na qual a artista simula o modelo de redes neurais utilizando celulares. Cada celular representa um neurônio recebendo estímulos – as ondas de rádio – com ligações feitas para eles, ativando seus toques, emitindo as mensagens recebidas e processadas em forma de áudio, assim como acontece nas redes neurais no momento das sinapses.

É um trabalho colaborativo, onde uma rede de pessoas envia sons gravados, editados pela artista e instalados nos celulares como notas musicais a serem tocadas na instalação, utilizando Bluetooth e MP3.

Sobre as artistas selecionadas

Celina Portella – nascida em 1977, vive e trabalha no Rio de Janeiro. Estudou design na Puc-Rio e se formou em artes plásticas na Universidade Paris VIII. Desde 2000, desenvolve projetos com dança e artes plásticas. Nos últimos 4 anos participou de exposições e residências, realizando diferentes vídeos, instalações, performances e intervenções urbanas.

Juliana Cerqueira – nascida em Belo Horizonte, em 1980, reside atualmente na cidade de Niterói. É artista visual e performer. Concluiu graduação em Pintura na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na Escola de Artes Visuais do Parque Lage fez o curso de Arte e Tecnologia e, na Universidade Federal Fluminense, fotografia pela Kodak.

Assim, o Núcleo de Arte e Tecnologia da EAV cumpre o seu papel de seguir uma linha de trabalho importante voltada para a internet e mobilidade, utilizando recursos tecnológicos e alcançando resultados sempre satisfatórios.
Local:
Parque Lage
Rua Jardim Botânico, 414
Jardim Botânico
(21) 3257-1800

Funcionamento:
de 3ª a 5ª feira, das 12h às 20h
6ª feira, sábado, domingo e feriado, das 10h às 17h

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.