|
Abertura: 11 de agosto de 2010 |
Encerramento: 24 de outubro de 2010 |
A mostra acontece em três espaços culturais: no IMS-RJ e, em São Paulo, no IMS-SP e no Centro Universitário Maria Antonia da USP.
Com curadoria de Lilian Tone, do Departamento de Pintura e Escultura do MoMA, a mostra traça um panorama da obra de Fred Sandback (1943-2003), um dos maiores artistas contemporâneos, iniciada em 1968 quando ele estudava escultura na Yale School of Art and Architecture, em Nova York. Aclamado pela crítica internacional, Sandback compôs, por quase 40 anos, suas esculturas utilizando sempre os mesmos materiais – corda elástica e fio acrílico de lã colorida.
O artista utiliza a linha no espaço para construir, articular e definir situações espaciais particulares. Esticando um fio de um ponto a outro em uma sala, Sandback sugere volumes a partir da interação das linhas com os espaços vazios. O artista cria uma experiência visual única para o espectador, que tem a percepção da obra continuamente alterada à medida que se movimenta. Seu trabalho embaralha os limites entre desenho, escultura e ambiente.
Em Fred Sandback: o espaço nas entrelinhas, o público poderá conferir não só as esculturas, mas também trabalhos menos conhecidos do artista, como desenhos, gravuras, litografias e serigrafias, realizados ao longo de sua carreira. Essa produção bidimensional é também um meio de acesso ao processo criativo do artista.
No período de sua formação, Sandback teve influência de artistas como Robert Morris e Donald Judd, ambos escultores de destaque no movimento minimalista. Segundo Lilian Tone, “o impacto que esses artistas tiveram sobre Sandback pode ser sentido em sua busca por uma forma de escultura desprovida de narrativa ou de sugestões compositivas”.
Desde 2003, a Dia: Beacon, centro de arte contemporânea norte-americano, apresenta uma exposição permanente da obra de Fred Sandback. Algumas peças (uma escultura, seis gravuras e 34 desenhos) também fazem parte da coleção do MoMA. Sandback expôs em grandes museus e galerias internacionais, como o Art Institute of Chicago (EUA), a Pinakothek der Moderne (Munique/Alemanha), o Henry Moore Institute (Leeds/ Inglaterra) e o Whitney Museum of American Art (Nova York/EUA).
Sobre Fred Sandback
Nascido em Bronxville, Nova York, Fred Sandback graduou-se em Filosofia pela Universidade de Yale e estudou escultura na Yale School of Art and Architecture. Sandback alcançou visibilidade bem cedo. Antes de completar seus estudos, com 23 anos de idade, já era tema de mostras individuais com três importantes marchands internacionais da época: Konrad Fischer, Heiner Friedrich e Virginia Daw. Entre 1981 e 1996, a Dia Art Foundation manteve um museu de sua obra, o Fred Sandback Museum em Winchendon, Massachussets.
Saiba mais sobre Fred Sandbcak:
http://fredsandbackarchive.org
http://query.nytimes.com/gst/fullpage.html?res=9901EFDA1731F93BA35751C1A9609C8B63
http://query.nytimes.com/gst/fullpage.html?res=9402E2D71531F936A3575AC0A9629C8B63&sec=&spon=&pagewanted=all
Visitas monitoradas para escolas
agendamento pelo telefone (21) 3284-7400. |
Local:
Instituto Moreira Salles (IMS)
Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea
(21) 3284-7400
Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 13h às 20h
Ingresso:
Entrada e estacionamento gratuitos
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|