|
Abertura: 19 de abril de 2010 [convidados] 20 de abril de 2010 [grande público] |
Encerramento: 23 de maio de 2010 |
Nascido em Bérgamo, na Itália, e radicado no Rio desde 1949, o escritor, educador, designer gráfico e ilustrador celebra meio século de carreira com a individual "50 Anos vendo as coisas de outro jeito".
A exposição marca os 50 anos de carreira do escritor, educador, designer gráfico e ilustrador ítalo-brasileiro. Nascido em Bérgamo, na Itália, Gian Calvi (Gianvittore Calvi) reside no Brasil desde 1949, quando fixou residência no Rio de Janeiro. Com uma carreira abrangente e diversificada, Calvi emprestou seu talento para diversas áreas, como ilustração, filatelia, publicidade/propaganda, literatura, design, educação e responsabilidade socioambiental, sempre desenvolvendo estas atividades de forma simultânea.
Mais do que uma viagem sobre a vida e obra do artista, a exposição “Gian Calvi – 50 anos vendo as coisas de outro jeito” é um programa para toda a família, em que a interatividade é uma das principais atrações. As visitas são guiadas por monitores, permitindo ao visitante conhecer de maneira rica e divertida a trajetória do artista. Para as crianças, atividades conduzidas por arte-educadores dentro do Programa Educativo elaborado especialmente para o evento.
A mostra será aberta também a estudantes das redes pública e particular, além de crianças do projeto Plataformas dos Centros Urbanos, da Unicef. O público jovem ainda terá à disposição um espaço exclusivo, com uma sala interativa que terá oficinas de arte-educação e cantinho de leitura, além de um salão para a exibição de desenhos animados das histórias criadas e ilustradas por Gian Calvi e palestras que visam o aprimoramento de suas habilidades criativas e inovadoras.
A exposição está dividida em quatro eixos temáticos, que traçam uma retrospectiva da carreira do artista.
Literatura Infanto-Juvenil
Boi-Bumbá
O espaço apresenta ao público a ampla e premiada obra literária de Gian Calvi, que possui mais de 120 títulos publicados no Brasil, Estados Unidos, América Latina, Europa, Oriente Médio e Japão. Entre os destaques estão “Quando a Onça Ganhou suas Pintas”, “João e o Pé de Feijão” e “Um Mundo para Todos”, editado pela Unesco, publicado em sete países e com mais de 1 milhão de cópias vendidas no Brasil. Também estão expostas ilustrações de Calvi para livros de renomados autores, como Lygia Bojunga Nunes, Raquel de Queiroz e Clarice Lispector, entre outros.
Design gráfico / Publicidade & Propaganda
Nesse módulo, o visitante poderá entrar em contato com as principais criações publicitárias e conceitos criativos de Gian Calvi, além de conhecer um pouco mais de sua vasta produção editorial. Ao longo de sua vida publicitária, iniciada na recém criada TV Globo nos anos 60, Calvi desenvolveu logotipia para importantes empresas, como a própria TV Globo.Um dos fundadores da Casa de Criação, Calvi também participou de campanhas publicitárias de companhias no Brasil e no exterior. O espaço também apresenta outra faceta reconhecida de Calvi. Criador de capas e ilustrações para diversas editoras nacionais, o artista atuou em projetos gráficos de premiados autores brasileiros e estrangeiros, como Jorge Amado, Cecilia Meirelles, Erico Veríssimo, Stephen King e Agatha Cristie. Entre as obras expostas estão sua clássica capa do Dicionário Aurélio, de 1977, com as letras sobrepostas.
Filatelia
A exposição faz uma viagem no tempo e mostra a evolução da filatelia no Brasil, com destaque especial para a importante contribuição de Gian Calvi. Durante a década de 70, como consultor artístico e designer da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), Calvi participou da revitalização da produção de selos, carimbos e fascículos, ajudando no fortalecimento da identidade filatélica brasileira, reconhecida internacionalmente. Estarão expostos materiais filatélicos em seus vários estágios, publicações especializadas nacionais e estrangeiras, além de reportagens internacionais sobre a qualidade da produção brasileira no período, com destaque para uma matéria do prestigiado The New York Times.
Responsabilidade Social e Ambiental
Cidadão do mundo, Gian Calvi emprestou seu talento artístico para ações socioambientais na América Latina e Caribe. A exposição conta um pouquinho dessa história, apresentando ao público os diversos programas criados e coordenados por Calvi para empresas e organismos internacionais como ONU, Unesco, Unicef, Organização dos Estados Americanos (OEA), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Petrobras, entre outros. |
Local:
Centro Cultural Correios
Rua Visconde de Itaboraí, 20
Centro
(21) 2253-1580
Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 12h às 19h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|