|
Abertura: 8 de abril de 2010 |
Encerramento: 28 de maio de 2010 |
Nos trabalhos recentes que irá mostrar na Lurixs - feitos em linha e ráfia com pigmento preto, em um desdobramento de sua pesquisa que parte da poesia e filosofia - Alessandra Vaghi partiu dos textos dos poetas e filósofos franceses Gaston Bachelard (1884-1962) e Paul Valéry (1871-1945) – deste último principalmente “Les Merveilles de la mer’ (“As maravilhas do mar”) – que investigaram a relação entre arte e filosofia, e em especial a questão espacial.
Usando a técnica de crochê, Alessandra Vaghi usa ráfia preta e resina em mandalas que se interligam e são sustentadas por uma estrutura de ferro. Este trabalho será exposto no espaço principal da galeria, em uma sala anexa à da exposição de Marcone Moreira, no mesmo período.
No Espaço Lurixs: 2, do outro lado da rua, ela mostrará quatro objetos semelhantes, feitos em linha. Esses trabalhos integram o mesmo conceito da grande instalação em ráfia preta que a artista está finalizando para mostrar, no segundo semestre, no MAM da Bahia e no Arquivo Geral, mostra paralela à Bienal a ser realizada no Rio. Essa instalação ocupará o ocupa chão, teto e paredes do espaço expositivo.
“A ocupação do espaço é uma questão importante em meu trabalho, que se relaciona à ideia de transformação e movimento”. O crochê também remete à pintura, com o pigmento preto e a resina, e está deslocado de seu uso cotidiano, como toalhas de mesa ou bandeja, e passa a “ser uma escrita que toma forma”, e se estrutura em volumes. A própria artista montará seus trabalhos no espaço da galeria.
O nome da mostra se refere às holotúrias, conhecidas como pepinos-do-mar, pequenos invertebrados que vivem nas profundezas do mar.
Alessandra Vaghi participou da Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, e da coletiva “Jogo da Memória”, no MAM Rio, ambas em 2005, e fez as mostras individuais “Nest”, na Art Source, em San Francisco, Califórnia, em 2000, e “Do começo ao fim…”, no Museu da República, no Rio, em 2002. |
Local:
LURIXS: Arte Contemporânea
Rua Paulo Barreto, 77
Botafogo
(21) 2541-4935
Funcionamento:
De 2ª a 6ª feira, das 14h às 19h Sábado, somente através de agendamento
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|