|
Abertura: 8 de abril de 2008 |
Encerramento: 7 de maio de 2010 |
São maquetes das obas que Affonso Eduardo Reidy projetou durante sua vida como arquiteto. Todas as maquetes da exposição foram executadas por Mateus Barbosa Seixas Pinto, estudante de arquitetura, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ.
Durante a mostra também será exibido o multimídia “A Construção da Cidade Moderna: A Esplananda do Castelo de Affonso Eduardo Reidy” de Naylor Vilas Boas.
Affonso Eduardo Reidy
Formado na Escola Nacional de Belas Artes em 1930, fez parte da geração que teve papel decisivo na renovação da arquitetura brasileira, ao lado de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.
Ainda estudante, trabalhou com Alfred Agache no Plano Urbanístico do Rio de Janeiro de 1927-1930. Ingressa em 1932 por concurso no serviço público como arquiteto da Prefeitura do Distrito Federal, permanecendo como funcionário público por trinta anos, até se aposentar no início da década de 60.
Projetou alguns dos mais importantes edifícios da arquitetura moderna brasileira, como o Conjunto Residencial Pedregulho e o Museu de Arte Moderna. Desenvolveu os Planos de Urbanização da Esplanada do Castelo, Esplanada de Santo Antônio e do Aterro da Glória-Flamengo, entre outros planos e projetos urbanísticos.
“O reencontro com sua obra e pensamento nos devolve ao centro da discussão sobre os valores fundamentais da arquitetura e do urbanismo em nosso país. E mais especificamente sobre a organização espacial da cidade do Rio de Janeiro; a adequação dos investimentos públicos em obras de caráter social; a qualidade de ensino em nossas universidades; a integração das artes; a atuação dos órgãos de representação da categoria profissional; enfim, acerca das múltiplas questões pertinentes à atividade do arquiteto, que teve em Reidy um exemplo completo.” Alfredo Brito, 1985
Além da exposição
PALESTRAS
----------------------------------------------------
07.04 [quarta-feira], às 18h
“A proposta modernista de Affonso Eduardo Reidy para a Esplanada de Santo Antônio”
- Carlos Fernando de Souza Leão Andrade
Arquiteto e urbanista, Mestre e Doutor em Urbanismo pelo PROURB-FAU-UFRJ. Atualmente é Superintendente Regional no Rio de Janeiro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
14.04 [quarta-feira], às 18h
“Albergue da Boa Vontade: o elo perdido”
- Matias Bauman
Arquiteto e Urbanista formado pela UFRJ. Trabalha na Subsecretaria de Patrimônio Cultural, Intervenção Urbana, Arquitetura e Design da Cidade do Rio de Janeiro – Gerência de Cadastro e Pesquisa e Proteção, na pesquisa e inventário de bens com potencial para proteção. Participou recentemente das pesquisas para o tombamento de diversas obras do período moderno carioca.
14.04 [quarta-feira], às 19h
“O extraordinário talento de um arquiteto completo”
- Alfredo Britto
Arquiteto e Urbanista, professor de gerações de arquitetos que passaram pelos cursos de Arquitetura da FAU-UFRJ e da PUC-RJ. Curador da exposição “Affonso Eduardo Reidy” realizada na PUC-RJ em 1985, é autor do livro “Arquitetura Moderna no Rio de Janeiro” – São Paulo, Editora Pini, 1991.
05.05 [quarta-feira], às 18h
“100 Anos de Affonso Eduardo Reidy”
- João Masao Kamita
Arquiteto, Doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, professor do programa de pós-graduação em História Social da Cultura da PUC-RJ e coordenador do curso de especialização em História da Arte e da Arquitetura no Brasil na mesma universidade.
DOCUMENTÁRIO E MULTIMÍDIA
----------------------------------------------------
>> Ana Maria Magalhães: Atriz e cineasta. Em 2005 dirigiu o documentário para TV "Reidy, Saudades do Futuro" e aumentou a pesquisa para lançar, em 2008, o filme “Reidy: A Construção da Utopia” sobre a obra do arquiteto Affonso Eduardo Reidy e sua contribuição para a construção da paisagem urbana do Rio.
>> Naylor Vilas Boas: Arquiteto, mestre e doutor pelo PROARQ-FAU-UFRJ. Atualmente é professor da FAU-UFRJ, onde coordena o Laboratório de Gráfica Digital, atuando nas disciplinas relacionadas à representação gráfica digital. |
Local:
Centro de Arquitetura e Urbanismo (CAU)
Rua São Clemente, 117
Botafogo
(21) 2579-2038
Funcionamento:
de 2ª a 6ª feira, das 12h às 18h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|