|
Abertura: 26 de março de 2010 |
Encerramento: 24 de maio de 2010 |
Com curadoria de George Kornis, a mostra conta com parte da coleção de mais de 60 gravuras que pertence a EAV e que foi recentemente restaurada e catalogada. Este acervo, desconhecido pelo grande público, foi constituído a partir de doações de artistas e de dois projetos: "14 para Viagem" (de 1976), organizado por Rubens Gerchman, então diretor da Escola, e edições de serigrafias realizadas por Reila Gracie (entre 1991 e 1996).
A exposição retrata a história da gravura na EAV-Parque Lage, por meio do trabalho de seus professores e de outros artistas do acervo. Serão expostos, ainda, folders, catálogos, fotografias, filmes e outros documentos históricos. Na ocasião haverá também uma sessão especial do CINE LAGE, projeto que acontece sempre na última sexta-feira do mês. O tema da noite será "Gravura". Na programação, filmes históricos, como o de Iberê Camargo trabalhando nas oficinas de litografia da EAV, serão exibidos, às 20h, no Pátio da Piscina.
"O papel de agente modernizador, democratizante e promotor de um amplo e generoso encontro de linguagens assumido pela EAV desde a sua fundação até hoje também se fez presente no seu compromisso com a FORMA(AÇÃO) de artistas aptos a assumir a linguagem gráfica enquanto um vetor estruturante de sua produção. Não foram poucos os artistas que atuaram como docentes e como discentes nos diversos cursos da área gráfica da EAV nesses 35 anos de trabalho.", afirma George Kornis.
Entre os destaques estão gravuras de Dionísio Del Santo, Cildo Meireles, Beatriz Milhazes, Rubem Gerchman e Lygia Pape e preciosidades como gravuras de Roberto Burle Marx, e Mario Carneiro.
Relação dos artistas com obras no acervo:
- Anna Bella Geiger
- Gianguido Bonfanti
- Lygia Pape
- Anna Maria Maiolino
- Giodana Holanda
- Maria do Carmo Secco
- Antonio Grosso
- Ileana Hochman
- Mario Carneiro
- Artur Barrio
- Isabel Pons
- Malu Fatorelli
- Beatriz Milhazes
- João Atanásio
- Nelson Augusto
- Bia Amaral
- João Carlos Goldberg
- Ricardo Basbaum
- Cildo Meireles
- João Magalhães
- Roberto Burle Marx
- Cristina Salgado
- Katie van Scherpenberg
- Roberto Magalhães
- Dionísio Del Santo
- Luiz Alphonsus
- Rubens Gerchman
- Eduardo Sued
- Luiz Áquila
- Suzana Queiroga
- Evany Cardoso
- Luiz Ernesto
- Tina Velho
As oficinas de gravura da EAV Parque Lage abrigaram, por mais de três décadas, a realização de artistas orientados por Dionísio Del Santo, Izabel Pons, José Lima, Gianguido Bonfanti e Antonio Grosso, para citar apenas alguns. Desde seu início, a experimentação com as mais diversas linguagens - gravura em metal, xilogravura, litografia, serigrafia e fotogravura - norteou a produção de um grupo de artistas que frequentou a escola ganhando grande expressão nas décadas de 70 e 80. Mais tarde, Giodana Holanda, Suzana Queiroga, Malu Fatorelli, Tina Velho e Bia Amaral, entre outros professores, deram continuidade a esta produção gráfica.
Após dar início à reestruturação de seu ensino com programas de iniciação e aprofundamento de pesquisas no campo das artes visuais, a EAV reinaugurou, no último verão, seus ateliês de gravura, com cinco cursos gratuitos voltados para estudantes e outros cursos pagos, reunidos nas Oficinas da Imagem Gráfica, formando, assim, um centro de experimentação de tecnologias da imagem.
Graças aos investimentos do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, e do patrocínio da Oi, por meio da Lei de Incentivo do ICMS, a EAV restaurou prensas de gravura e equipou oficinas com mobiliário adequado e equipamentos para a experimentação da imagem digital, criando uma interseção entre as gravuras tradicionais, a fotografia e as mídias digitais. |
Local:
Parque Lage
Rua Jardim Botânico, 414
Jardim Botânico
(21) 3257-1800
Funcionamento:
de 3ª a 5ª feira, das 12h às 20h
6ª feira, sábado, domingo e feriado, das 10h às 17h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|