Caminhos Pós-Impressionismo [Daruich Hilal]
rioecultura : EXPO Caminhos Pós-Impressionismo [Daruich Hilal] : Centro Cultural Suassuna
COMPARTILHE
Abertura: 25 de fevereiro de 2010
Encerramento: 23 de março de 2010
Com curadoria de Alexander Pacheco, a mostra individual de Daruich Hilal traz a liberdade de criação impressa na personalisdade do criador. A obra caminha entre a abstração figurativa com toques de surrealismo, tudo com total liberdade de expressão tanto na forma, no uso da linha e finalmente na cor. “Meu trabalho acontece com dinamismo e total liberdade. Ele é resultado do improviso imediato, nunca sei o que vou fazer." diz o artista.



O trabalho de Daruich Hilal é basicamente composto pelo uso de cores variadas, formas abstratas e linhas. Apesar de aparente falta de sentido e de definição, possui certa ingenuidade e o resultado surge através da improvisação, do interior do artista, sugerindo inteligência invulgar e liberdade na forma de criar.

A tendência extravagante presente nos trabalhos do artista nos remete ao Dadaísmo e a Arte Abstrata Geométrica proposta nas obras de Hans Arp e Sophie Taeuber-Arp e a outros segmentos artísticos que surgiram através deste movimento no século XX como o Surrealismo e o Expressionismo Abstrato, entre outros.



Suas formas são dinâmicas e isso é possível devido o uso das linhas provenientes da geometria sensível, que de forma informal e com certo lirismo geram formas abstratas carregadas de emoção e expressividade. O artista nos sugere "carinhas" e "carrinhos" divertidos nascidos do improviso, da emoção e da sensibilidade pertinentes a ele, partindo do rompimento com a imagem real. O Geometrismo está presente também nas margens que são usadas para delimitar “espaços” dentro dos quadros, para abrigar as muitas formas criadas por ele, nos lembrando Mondrian.

A força da cor no trabalho de Daruich, além de gerar aspecto alegre é utilizada para delimitar planos, criar perspectiva e moldar volume. Sua paleta de cores varia desde o uso das cores puras, como saem das bisnagas de tintas, até seus tons e variações permitidas pelo uso do seu aperfeiçoamento no seu manuseio do disco de cores.



Local:
Centro Cultural Suassuna
Avenida das Américas, 2603
Barra da Tijuca
(21) 2439-8002

Funcionamento:
Não informado

Ingresso:
depende do evento

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.