|
Abertura: 24 de novembro de 2007 |
Encerramento: Exposição de longa duração - sem data de término |
ZOÓLITOS EM FORMA DE AVES
Essa mostra, que abrange tanto um vasto período de tempo quanto um imenso espaço territorial, apresenta muitos registros das culturas humanas que habitaram o território brasileiro.
A primeira sala do circuito é representativa do Brasil pré-histórico, apresentando artefatos de pedra e de ossos, pontas de projéteis utilizadas na caça, além de lascas e artefatos para raspar, gravar, talhar e furar.
PARTE SUPERIOR DE ESTATUETA OCA EM FORMA DE FALO, PROVAVELMENTE FEMININA e URNA (400 a 1400 A.D.)
A segunda sala exibe artefatos dos antigos habitantes da costa, os sambaquieiros. Sambaquis são morros e morrotes artificiais construídos com conchas, ossos de peixes, aves, mamíferos e répteis, onde também se encontram esqueletos humanos com elaborados acompanhamentos funerários, restos de fogueiras, evidências de habitações, corantes e artefatos para pescar, caçar e preparar alimentos.
Por toda a costa brasileira, e também na Amazônia, foram encontrados sambaquis de diferentes tamanhos. As datações indicam que os sambaquis começaram a ser construídos há mais de 7 mil anos e foram abandonados mil anos antes da chegada dos europeus ao Brasil. Os maiores estão em Santa Catarina e chegam a ultrapassar 30 metros de altura.
VASO ANTROPOMORFO REPRESENTANDO UM HOMEM SENTADO e VASO
Nssa mostra destacam-se os artefatos líticos, esculturas de pedra – zoólitos, objetos em forma de peixes e aves – e uma rara escultura antropomorfa de pedra. A terceira e última sala deste circuito é representativa da grande diversidade da arqueologia brasileira, com artefatos produzidos por grupos Tupi-guarani e das culturas amazônicas Marajoara, Miracanguera, Maracá e Santarém – urnas funerárias, chocalhos, pratos, tigelas, tangas rituais, vasos, ídolos, muiraquitãs etc.
VASO GLOBULAR e URNA FUNERÁRIA ANTROPOMORFA
Fonte: Texto e fotos retirados do site do Museu Nacional |
Local:
Museu Nacional do Rio de Janeiro / UFRJ (Museu da Quinta)
Quinta da Boa Vista, s/n
São Cristóvão
(21) 2264-8262
Funcionamento:
TEMPORARIAMENTE FECHADO
Ingresso:
TEMPORARIAMENTE FECHADO
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|