Confluências
rioecultura : EXPO Confluências : Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica
COMPARTILHE
Abertura: 16 de janeiro de 2010
Encerramento: 14 de março de 2010
A multiplicidade de sentidos, marca registrada do trabalho do artista Helio Oiticica, é a síntese da proposta de Ana Durães, curadora de CONFLUÊNCIAS.



CONFLUÊNCIAS abrangendo os três andares do prédio, passando por pintura, escultura, instalação, vídeo e performance. A mostra tem o intuito de exibir algumas das principais modalidades e correntes que se influenciam mutuamente na arte contemporânea brasileira, e nesse sentido, a performance se sobressai enquanto arte confluente por natureza.

"Vivemos em onde o conhecimento está disponível para um número cada vez maior de pessoas. Desta maneira, a informação não é mais percebida e constituída de dados estáticos, mas sim como fluxos que se coordenam e influenciam. Diante deste recorte, é inevitável não pensarmos nas "confluências" que acabam por dar formas inteiramente novas", conceitua Ana Durães - Coordenadora de Artes Plásticas da Secretaria Municipal de Cultura e curadoria da exposição.



No primeiro andar a proposta do Centro H.O. é convidar um artista anfitrião que chama outros cuja influência é fundamental em seu trabalho. O escultor Marcelo Lago traz Chico Fortunato e Pedro Paulo Domingues para exporem juntos. Marcelo homenageia a limpeza dos traços e notas construtivistas da pintura de Chico, assim como a profundidade conceitual e a forte presença arquetípica na obra de Pedro Paulo, que se aliam na sua obra.

Já no andar térreo é o espaço de atuação do Grupo Açúcar, coletivo formado em 2008 na cidade de Petrópolis por alguns dos alunos de Marcelo Lago - Aldo Falconi, Denise Meyer, Fernanda Lago e Pedro Lago - cujas obras tem em comum o caráter crítico e autobiográfico, assim como a exploração de novas tecnologias e materiais. No espaço são exibidos instalações com objetos, idéias e imagens que transportam o expectador para um ambiente atípico e inusitado.



Texto: Site Secretaria Municipal de Cultura
Local:
Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica
Rua Luís de Camões, 68
Centro
(21) 2242-1012

Funcionamento:
De 2ª a sábado das 12h às 18h (exceto feriados)

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.