|
Abertura: 11 de março de 2010 |
Encerramento: 11 de abril de 2010 |
A pintura do artista plástico português, radicado no Rio de Janeiro, Humberto Nunes, é baseada na literatura de Fernando Pessoas e evoca três termos muito presentes na obra do poeta: verdade, existência e identidade.
Eles têm em comum uma questão fundamental na história da arte: o encontro entre o eu e o outro. A exposição, com curadoria de Maria dos Anjos Oliveira, vai reunir uma coleção de 35 obras, em acrílica e óleo sobre tela, em dimensões variadas.
Atraído pela existência fracionada do poeta, Norberto Nunes passou para a tela o universo complexo de Fernando Pessoa, transformando o jogo das palavras em recortes geométricos. Neste conjunto de obras, o poeta aparece representado em camadas sobrepostas, representativas de uma personalidade múltipla, de uma teia de heterônimos rodeados de cafés, de cigarros, de livros, de manuscritos e ao mesmo tempo de um isolamento face ao mundo exterior.
O fingimento do poeta é enfatizado na obra de Norberto Nunes, que finge também serem almas cada uma das camadas deixadas na tela.
“Comentar o trabalho de um artista é tarefa ao mesmo tempo complexa e prazerosa. Ainda mais quando se trata de Norberto Nunes, cuja obra, concebida a partir de 2008, traz como escolha temática o poeta Fernando Pessoa, dado que torna ainda mais instigante seu resultado artístico, tanto quanto nosso olhar sobre ele.
O fingimento é tão completo, tão intensamente sentido pela construção, que deveras percebemos a presença do poeta na obra de Nunes”, diz a curadora.
|
Local:
Centro Cultural Correios
Rua Visconde de Itaboraí, 20
Centro
(21) 2253-1580
Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 12h às 19h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|