|
Abertura: 2 de fevereiro de 2010 |
Encerramento: 27 de fevereiro de 2010 |
Em 2005, quando completaram um ano à frente da galeria, na região do centro antigo, os sócios Ernesto Neto, Laura Lima e Marcio Botner já guardavam cerca de 200 portfólios de candidatos a expor no espaço. A partir desse farto material, o trio montou, às vésperas do Carnaval daquele ano, a primeira coletiva Abre Alas. Funcionou: com o título inspirado nos festejos de Momo, e novamente perto do período de folia, a mostra chega à sexta edição.
Orientada pela intenção de sugerir algo de desbravador na produção de criadores jovens, mas que já tenham alguma trajetória percorrida, a exposição ajudou a impulsionar a carreira de dezenas de nomes, a exemplo de Mariana Manhães, Gustavo Speridião e Gabriela Maciel.
Agora, estarão presentes dezenove artistas e grupos. Entre os escolhidos figuram o niteroiense Vijai Patchineelam, de origem indiana, e os cariocas Isabela Sá Roriz e Elvis Almeida, que comparece com novos exemplares em técnica mista de sua conhecida série Cemitério de Elefantes.
Na lista, desta vez selecionada por um trio de curadores – Beatriz Lemos, Felipe Scovino e Guga Ferraz –, entram também estrangeiros, a exemplo do chileno Nicolas Grum, do peruano Sergio Zevallos e dos portugueses Catarina Pereira e Gabriel Colaço. Ele trouxe de São Brás de Alportel, na região do Algarve, onde vive e trabalha, a instalação LG Station. |
Local:
A Gentil Carioca
Rua Golçalves Ledo, 17
Centro
(21) 2222-1651
Funcionamento:
De 3ª a 6ª feira, das 12h às 19h Sábado, das 12h às 17h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|