|
Abertura: 18 de janeiro de 2010 |
Encerramento: 28 de fevereiro de 2010 |
A exposição traz ao público o rigor e a força presentes nos 60 anos de pintura do artista.
Dividida em três segmentos, a exposição se inicia com obras do período em que participou do Grupo Frente, na segunda metade dos anos 1950, segue pelo período de suas famosas Tramas, iniciado em 1963, e aborda o retorno ao Abstracionismo Geométrico, estabelecido em 1986, para indicar continuidades e rupturas construtivas entre esses segmentos.
Nas 90 obras expostas - entre guaches, óleos e caixas de acrílico - a curadoria buscou ressaltar a singularidade do trabalho do artista, possibilitando ao visitante entrar em contato com a essência da obra de Rubem Ludolf. Por essa razão, o espaço expositivo procura se valer de elementos relevantes nas obras do pintor, como, por exemplo, a estrutura modular e progressiva das paredes que dividem a Galeria 3 da CAIXA Cultural.
"O objetivo da exposição é sensibilizar os espectadores para a possibilidade de ver através das passagens efetuadas pelo artista durante a construção de sua obra. Passagens essas que procuram despertar a imprescindível apreensão corpórea da arte e, em particular, da pintura, uma vez que assim se podem suspender temporariamente preconceitos que, muitas vezes, não nos deixam ver o mesmo com outros olhos", afirma o curador da mostra, Luiz Eduardo Meira de Vasconcellos. |
Local:
CAIXA Cultural Rio [Unidade Almirante Barroso]
Avenida Almirante Barroso, 25
Centro
(21) 2544-4080
Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 10h às 21h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|