|
Abertura: 6 de janeiro de 2010 |
Encerramento: 12 de fevereiro de 2010 |
São 20 fotos originais e ampliações, 45 cartões postais, objetos, catálogos, comentários de cronistas e relatórios da época, documentos e textos, numa retrospectiva da “Exposição Nacional”, que aconteceu no ano de 1908.
A mostra recupera a memória da sociedade, permitindo que o público aprofunde nos conhecimentos sobre a história, a economia, os hábitos culturais e as instituições daquela época, destacando o início do processo de inserção do Brasil, então jovem República, em um modo de vida urbano, industrial e cosmopolita, que veio consolidar o Rio de Janeiro como sua maior expressão.
A “Exposição Nacional”, realizada em 1908 no Rio de Janeiro, no período de 28 de janeiro a 15 de novembro daquele ano, comemorou o centenário da Abertura dos Portos Brasileiros às Nações Amigas. Inspirada em exposições realizadas em Londres (1851) e em Paris (1855), a mostra contou com expositores de todos os estados da Federação e registrou o quantitativo de 600 mil visitantes no período de quatro meses. À época, o Rio de Janeiro contava com 800 mil habitantes.
A exposição, montada em pavilhões construídos na “Avenida dos Estados”, hoje Avenida Pasteur, na Urca, mostrava aos cariocas, brasileiros e estrangeiros o que a indústria nacional estava produzindo, além de instituições prestadoras de serviços. Entre os prestadores de serviços, os Correios ocupavam uma área de 150m2 com a instalação de uma agência postal e uma estação telegráfica.
|
Local:
Centro Cultural Correios
Rua Visconde de Itaboraí, 20
Centro
(21) 2253-1580
Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 12h às 19h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|