Urbepoese [coletiva]
rioecultura : EXPO Urbepoese [coletiva] : Centro Cultural Justiça Federal (CCJF)
COMPARTILHE
Abertura: 25 de novembro de 2009
Encerramento: 10 de janeiro de 2010
Com olhares atentos e linguagem contemporânea, cada uma mergulhou no universo da Cinelândia para apresentar seus trabalhos em videoarte, fotografias e arte digital. A mostra, gratuita, poderá ser conferida de terça a domingo, das 12h às 19h, nas galerias do térreo.

Lúcia Avancini traz um vídeo sonorizado com projeção em tela translúcida onde capta os múltiplos sons e ruídos representativos dos mais variados acontecimentos – históricos e cotidianos – da praça.

Marilou Winograd, por sua vez, utiliza-se de 3 caixas de luz e 3 caixas de espelhos para revelar ângulos inusitados da Cinelândia, visando criar um jogo de caleidoscópio que mescla o real, o imaginário e o simbólico.

Helena Wessersten constrói um painel com aproximadamente 20 fotos cuja inspiração é a arquitetura e o efeito que a passagem do tempo exerce sobre ela. O resultado é um percurso visual em torno da praça.

Assim, em URBEPOESE cada artista discute, com sua própria poética, a poética maior da urbe, com toda sua beleza e vitalidade, mas também com suas contradições. Para o grupo, nestes tempos em que se discute a devolução da antiga Avenida Central ao uso exclusivo dos pedestres, a mostra pretende provocar não só a contemplação mas também a reflexão sobre o papel que a Cinelândia ocupa no Rio. De ontem, de hoje e de amanhã.
Local:
Centro Cultural Justiça Federal (CCJF)
Avenida Rio Branco, 241
Centro
(21) 3261-2550

Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 12h às 19h

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.