Paisagens de Vento [Bruno Lins]
rioecultura : EXPO Paisagens de Vento [Bruno Lins] : Centro Cultural Correios
COMPARTILHE
Abertura: 1 de dezembro de 2009
Encerramento: 31 de janeiro de 2010
Abra os olhos e escute. Não há som. É apenas o ar em movimento. Atrito suave coo um assovio. O vento passa entre as folhas, copas e galhos. Caminha pelas paisagens. Assim as tintas são misturadas, fundidas. Formas coloridas biplanares sobre a tela.

São 18 Pinturas/Paisagens criadas por Bruno Lins.



À primeira impressão, o termo paisagem remete ao conjunto de elemetos naturais,0 como montanhas, rios, mares, vegetação. Mas o significado vai além. Geograficamente o termo também abrange as construções humanas - paisagens urbanas. Em ambos os casos estas composições são momentâneas. Sofrem a ação de agentes de um planeta em constante transformação. Na Arte não é diferente. Acidentes, acasos e diálogos interagem com a intenção.

Paisagem é tudo aquilo que percebemos ao redor por meio dos sentidos, sendo talvez a visão o que nos dê maoir simensão e entendimento deste encontro como um todo. Conjunto de estruturas naturais e sociais de determinado espaço e tempo onde há interatividades entre os elementos naturais e as diferentes relações humanas com a natureza.



seria o vento - força transformadora - um substantivo concreto ou abstrato?

Imagine mais um pouco. Imagine a paisagem como metáfora de vida e idealize a sua. Apenas como metáfora a comreensão é possível pois Bruno Lins mostra que construir paisagens é deixar transbordar sentimentos e assume sem medo os riscos que todo e qualquer transbordo é capaz de gerar.

Assim como surgem no pensamento, induzidas pelo sopro do vento, estas paisagens - sempre inabitadas - surgem nesta série de pintura como expressão de vivência e lembrança - inquietude da mente. Cada um tem a sua, seja pela velocidade com que o vento sopra em cada um, seja pelo percurso, transparências e névoas - elementos intimamente ligados à velocidade da pincelada, transformação.

Local:
Centro Cultural Correios
Rua Visconde de Itaboraí, 20
Centro
(21) 2253-1580

Funcionamento:
De 3ª feira a domingo, das 12h às 19h

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.