|
Abertura: 17 de dezembro de 2009 |
Encerramento: 6 de fevereiro de 2010 |
"O germinar da existência". Assim poderíamos falar sobre o que nos é mostrado por Kacá Versianiem suas esculturas nessa mostra.
Nascido em Montes Claros, Minas Gerais, o artista após longa trajetória em experiências artísticas diversas, foi conquistado pela escultura. Aprimorando sua formação, tanto no Brasil como no exterior, em cursos e conseqüentes mostras, ganhou maturidade estilística e técnica. Hoje radicado em Penedo, Rio de Janeiro, encontrou, junto ao bucolismo da região e as exuberantes formas da natureza, as fontes de inspiração para seu trabalho.
Dessa natureza onde a vida livremente ganha existência, surge a observação e a posterior interpretação pelo veio artístico desse escultor. Vemos mãos agindo com maestria e talento, senhoras de uma técnica apurada, fazendo existir essa vida que germina, brota, desdobra, prolonga-se, enfim ganha corpo. Forma de arte.
Trabalhado o mármore, cria volumes inusitados, esgarçados, mas simbioticamente ligados à sua matriz. O artista faz surgir então novas formas orgânicas, plasticamente sedutoras, donas de vida própria desenvolvidas nas massas esculturais que ora se apresentam. Tudo num processo sofisticado para cristalizar em mármore, formas expressas de vida que desabrocham, formas de pensamento e criação que alçam vôo pelo mistério da imaginação humana.
Encontramos em sua arte, essas provocativas propostas, acentuadas em suas características por meio de sua relação espacial. O artista as lança como objetos penetrantes no vazio do espaço e mais do que isso, no denso universo lúdico do observador.
A natureza transformada de “pedras-semente” ganha então uma aproximação estilística do artista a um dos mais importantes movimentos na arte do século XX, o expressionismo abstrato. Utilizada pela primeira vez em 1952 pelo crítico H. Rosenberg, a denominação da futura Escola de Nova York, encontra na confluência de informações e um conseqüente pluralismo referencial e cultural,
sua base. Um momento que artistas em fuga de uma Europa devastada pela Segunda Guerra Mundial propõem uma nova e vigorosa proposta de arte. A criação e os criadores se beneficiam então do amplo repertório disponível no período, que vai da literatura de J.
Joyce e T. S. Eliot à psicologia de Jung e ao existencialismo de Sartre, passando pelas discussões antropológicas de R. Benedict e M. Mead. Sem deixar de citar a liberdade em se exprimir. A força e intensidade emocional encontrada e canalizada pelo artista deixam a figuração e partem rumo à sua expressão não figurativa, onde esta natureza torna-se apenas uma referência para a criação.
Um processo criativo onde o artista dialoga com a espontaneidade “eruptiva” de sua fonte e condenando a premeditação intui sobre o rumo daquilo criado.
Nasce então sua arte - o artista vê uma transformação da forma, ela que conduz o seu raciocínio e criação, um pensar e realizar, onde se aproxima de reinventar, o pós germinar. Aí, de forma fecunda, sexual, orgânica, enfim vivente brota o talento de Kacá Versiani.
As obras aqui expostas, exprimem-se por força conjunta entre a fonte e a mente, nelas, Kacá Versiani as desenvolve com formas poderosas, donas de um movimento autônomo onde perdemos a noção se a pedra o leva à arte, ou sua criação.
KACÁ VERSIANI
Nasceu em Minas Gerais, Brasil, no ano de 1946. È escultor desde 1968, trabalhando com pedra sabão e madeira, e a partir de1994, passa
a se dedicar aos blocos de mármore, de onde retira suas obras. Reside desde 1975 em Penedo, Itatiaia, RJ, onde mantém atelier de escultura em blocos
de mármore. Também, a partir de 1994, instalou atelier por quatro anos em Portugal, país onde realizou algumas exposições de suas obras em mármore,
tendo sido diretor de arte da Galeria Potthoff, no Chiado, em Lisboa, colaborado com a direção do Centro Internacional de Escultura, de Sintra, e foi um dos
coordenadores do 1° Encontro Internacional de Esculturas Monumentais de Braga, Portugal. |
Local:
H. Rocha Galeria de Arte
Shopping Cassino Atlântico Avenida Atlântica, 4240, loja 333, 3º piso
Copacabana
(21) 8582-0008
Funcionamento:
De 3ª feira a sábado, das 14h às 19h
Ingresso:
Entrada franca
Atenção: os horários
e a programação podem ser alterados pelo
local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável
confirmar as informações por telefone antes
de sair. |
|
|